Please use this identifier to cite or link to this item:
http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/118115
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Camargo, Maria Rosa Rodrigues Martins de [UNESP] | - |
dc.contributor.author | Arruda, Nayara Dias de | - |
dc.date.accessioned | 2015-03-23T15:05:49Z | - |
dc.date.accessioned | 2016-10-25T20:36:53Z | - |
dc.date.available | 2015-03-23T15:05:49Z | - |
dc.date.available | 2016-10-25T20:36:53Z | - |
dc.date.issued | 2011 | - |
dc.identifier.citation | ARRUDA, Nayara Dias de. Um estudo sobre a exclusão e a reinserção escolar de alunos da educação de jovens e adultos no município de Rio Claro. 2011. 93 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2011. | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/118115 | - |
dc.identifier.uri | http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/118115 | - |
dc.description.abstract | Os mistérios que permeiam a Educação de Jovens e Adultos são capazes de fazer com que as pessoas que possuem contato com esse tipo de educação se envolvam em suas questões mais profundas, buscando compreender a relação que se estabelece entre as mesmas e a educação. Dessa forma, ao entrar no projeto EJA/PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Incentivo à Docência) como estagiária-bolsista, projeto este que visa atuar em uma sala de EJA que esteja vinculada a uma escola periférica do município, com alunos alfabetizados ou semi-alfabetizados, que vem sendo desenvolvido no Campus da UNESP de Rio Claro, juntamente com a Escola Municipal Celeste Calil localizada no bairro Jardim Novo Wenzel. Composta também de alunos da comunidade do entorno, a classe define-se como multiseriada e funciona no período vespertino.Dos problemas que norteiam a Educação de Jovens e Adultos, principalmente aqueles que atingem as camadas mais populares da sociedade, optou-se por trabalhar com o tema na busca de reflexões a duas questões centrais: os motivos que levaram as pessoas matriculadas na EJA nas referidas escolas a desistir de seus estudos e quais são os fatores motivadores que as levaram a retornar à educação escolarizada, ainda que tardiamente. As reflexões pautadas por essas duas questões serão discutidas a partir de uma pesquisa de abordagem qualitativa que tem como técnica de coleta de dados um questionário, elaborado para as turmas de EJA. A análise desses dados pode contribuir para levantar e entender a trajetória escolar desses alunos e os impactos que a vivência da exclusão escolar e o da reinserção escolar trouxeram a eles, tendo como base de estudo de fatores históricosociais/ políticos da EJA, teóricos como: Paulo Freire, Vanilda Paiva, Álvaro Pinto, Sérgio Haddad, etc | pt |
dc.format.extent | 93 f. | - |
dc.language.iso | por | - |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.source | Aleph | - |
dc.subject | Educação de adultos | pt |
dc.subject | Escolas públicas | pt |
dc.subject | Evasão escolar - Aspectos sociais | pt |
dc.subject | Rio Claro (SP) | pt |
dc.title | Um estudo sobre a exclusão e a reinserção escolar de alunos da educação de jovens e adultos no município de Rio Claro | pt |
dc.type | outro | - |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | - |
dc.identifier.file | arruda_nd_tcc_rcla.pdf | - |
dc.identifier.aleph | 000691042 | - |
Appears in Collections: | Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp |
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.