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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/118115
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DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorCamargo, Maria Rosa Rodrigues Martins de [UNESP]-
dc.contributor.authorArruda, Nayara Dias de-
dc.date.accessioned2015-03-23T15:05:49Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T20:36:53Z-
dc.date.available2015-03-23T15:05:49Z-
dc.date.available2016-10-25T20:36:53Z-
dc.date.issued2011-
dc.identifier.citationARRUDA, Nayara Dias de. Um estudo sobre a exclusão e a reinserção escolar de alunos da educação de jovens e adultos no município de Rio Claro. 2011. 93 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2011.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/118115-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/118115-
dc.description.abstractOs mistérios que permeiam a Educação de Jovens e Adultos são capazes de fazer com que as pessoas que possuem contato com esse tipo de educação se envolvam em suas questões mais profundas, buscando compreender a relação que se estabelece entre as mesmas e a educação. Dessa forma, ao entrar no projeto EJA/PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Incentivo à Docência) como estagiária-bolsista, projeto este que visa atuar em uma sala de EJA que esteja vinculada a uma escola periférica do município, com alunos alfabetizados ou semi-alfabetizados, que vem sendo desenvolvido no Campus da UNESP de Rio Claro, juntamente com a Escola Municipal Celeste Calil localizada no bairro Jardim Novo Wenzel. Composta também de alunos da comunidade do entorno, a classe define-se como multiseriada e funciona no período vespertino.Dos problemas que norteiam a Educação de Jovens e Adultos, principalmente aqueles que atingem as camadas mais populares da sociedade, optou-se por trabalhar com o tema na busca de reflexões a duas questões centrais: os motivos que levaram as pessoas matriculadas na EJA nas referidas escolas a desistir de seus estudos e quais são os fatores motivadores que as levaram a retornar à educação escolarizada, ainda que tardiamente. As reflexões pautadas por essas duas questões serão discutidas a partir de uma pesquisa de abordagem qualitativa que tem como técnica de coleta de dados um questionário, elaborado para as turmas de EJA. A análise desses dados pode contribuir para levantar e entender a trajetória escolar desses alunos e os impactos que a vivência da exclusão escolar e o da reinserção escolar trouxeram a eles, tendo como base de estudo de fatores históricosociais/ políticos da EJA, teóricos como: Paulo Freire, Vanilda Paiva, Álvaro Pinto, Sérgio Haddad, etcpt
dc.format.extent93 f.-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourceAleph-
dc.subjectEducação de adultospt
dc.subjectEscolas públicaspt
dc.subjectEvasão escolar - Aspectos sociaispt
dc.subjectRio Claro (SP)pt
dc.titleUm estudo sobre a exclusão e a reinserção escolar de alunos da educação de jovens e adultos no município de Rio Claropt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.filearruda_nd_tcc_rcla.pdf-
dc.identifier.aleph000691042-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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