You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/118183
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorChaluh, Laura Noemi [UNESP]-
dc.contributor.authorBaptistella, Bruna Fabiane-
dc.date.accessioned2015-03-23T15:06:30Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T20:37:01Z-
dc.date.available2015-03-23T15:06:30Z-
dc.date.available2016-10-25T20:37:01Z-
dc.date.issued2012-
dc.identifier.citationBAPTISTELLA, Bruna Fabiane. Professora em formação: uma experiência no contexto de um projeto social. 2012. 57 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2012.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/118183-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/118183-
dc.description.abstractEste trabajo tiene como objetivo socializar mi experiencia como profesora en el contexto de un proyecto social situado en una ciudad del interior de São Paulo. A principios de 2010, fui contratado para realizar una residencia no obligatoria junto a un grupo de alumnos de edades comprendidas entre los nueve y diez años, por la tarde, todos los días de la semana. A través de un enfoque cualitativo, siguiendo la metodología de la investigación autobiográfica, pretendo narrar mi proceso de formación como maestra en el contexto de una institución de educación no formal. En este sentido, la investigación tiene como objetivo discutir los conceptos de educación no formal y formal, en la búsqueda por comprender las especificidades de las mismas como de sus implicaciones para pensar en la formación de los futuros profesores. Por lo tanto, para la investigación, consideré como datos: mis registros elaborados durante el año 2010, los documentos del proyecto social y su Proyecto Político- Pedagógico, mis planificaciones semanales acerca de las reuniones mantenidas con los estudiantes y el Proyecto Político-Pedagógico del curso de Pedagogía de la UNESP, Río Claro. Este último ofrecerá subsidios para discutir cuál es la contribución del curso en cuestión para el trabajo del pedagogo en los espacios educativos no formal (currículo, las prácticas pedagógicas, la inclusión en los proyectos sociales, etc.) Creo que la investigación puede ayudar a pensar en la formación de un profesional que tenga posibilidades de inserirse tanto en la educación formal como no formalen
dc.description.abstractEste trabalho tem como finalidade socializar minha experiência como professora no contexto de um projeto social localizado em uma cidade do interior de São Paulo. No início do ano de 2010, fui contratada para realizar estágio não obrigatório junto a um grupo de alunos de idades entre nove e dez anos, no período vespertino, todos os dias da semana. Através de uma abordagem qualitativa, seguindo a metodologia de pesquisa autobiográfica, pretendo narrar meu processo de formação como professora no contexto de uma instituição de educação não formal. Nesse sentido, a pesquisa objetiva discutir os conceitos de educação não formal e educação formal, na busca por compreender tanto as especificidades dos mesmos como as suas implicações para pensar na formação de futuros professores. Por esse motivo, para a realização da pesquisa, considero como dados: os meus registros elaborados durante o ano de 2010, os documentos do projeto social, assim como seu Projeto Político-Pedagógico, meu semanário contendo os encontros realizados com os alunos e o Projeto Político-Pedagógico do curso de Pedagogia da UNESP de Rio Claro. Este último oferecerá subsídios para discutir qual a contribuição do curso em questão para a atuação do pedagogo em espaços de educação não formal (grade curricular, práticas pedagógicas, inserção em projetos sociais, etc). Acredito que a pesquisa pode contribuir para pensar na formação de um profissional que tenha possibilidades de se inserir tanto na educação formal como na educação não formalpt
dc.format.extent57 f.-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourceAleph-
dc.subjectProfessores - Formaçãopt
dc.subjectEducação não-formalpt
dc.subjectEducação popularpt
dc.subjectPratica de ensinopt
dc.titleProfessora em formação: uma experiência no contexto de um projeto socialpt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.filebaptistella_bf_tcc_rcla.pdf-
dc.identifier.aleph000716247-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.