Please use this identifier to cite or link to this item:
http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/118198
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Cardieri, Elisabete [UNESP] | - |
dc.contributor.advisor | Wasko, Adriane Pinto [UNESP] | - |
dc.contributor.author | Barbosa, Cassiane Martins | - |
dc.date.accessioned | 2015-03-23T15:06:36Z | - |
dc.date.accessioned | 2016-10-25T20:37:03Z | - |
dc.date.available | 2015-03-23T15:06:36Z | - |
dc.date.available | 2016-10-25T20:37:03Z | - |
dc.date.issued | 2014 | - |
dc.identifier.citation | BARBOSA, Cassiane Martins. Oficinas de férias experimentando genética: avaliação e contribuições para aprendizagem de alunos do ensino médio. 2014. 1 CD-ROM. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Ciências Biológicas) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Biociências de Botucatu, 2014. | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/118198 | - |
dc.identifier.uri | http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/118198 | - |
dc.description.abstract | Podemos observar que muitos jovens estão dispostos a mudar o mundo, porém, em contraste a essa afirmação, dados demonstram que ainda é grande o número evasão dos mesmos durante o Ensino Médio. Esse fato pode ser atribuído a diferentes motivos: a violência e ingresso na criminalidade, convivência familiar conflitante, má qualidade de ensino, falta de interesse ou a necessidade de trabalhar para ajudar a família ou a si próprio. Outro fator que contribui com a evasão escolar, é a falta de estímulos aos professores que, em geral, vêm sendo desestimulados pela baixa remuneração ou salários pouco atraentes, ausência de um plano de carreira promissor e recompensador, falta de infraestrutura adequada nas escolas e a falta de valorização profissional perante a sociedade, o que, por consequência, desestimula também o ingresso de jovens recém-formados na carreira da licenciatura. Nesse sentido, a necessidade de mecanismos que resgatem a qualidade do ensino nas escolas é eminente e a Universidade pode desempenhar um papel importante, pois representa uma fonte geradora de conhecimento e tecnologia, que nem sempre chegam à população. Assim a difusão de conhecimento e tecnologia, no Ensino Médio, representa um passo promissor na popularização da ciência e o início para a busca do interesse dos jovens ao conhecimento científico e suas tecnologias, através de oficinas e exposições que tem contribuído para a divulgação científica. Este trabalho tem o objetivo de avaliar a apreciação dos alunos do Ensino Médio que participaram de oficinas de férias propostas pelo Projeto de Extensão “Difundindo e popularizando a Ciência”. A pesquisa foi realizada por meio de sistematizações das respostas coletadas junto aos alunos que expressaram suas concepções sobre as oficinas a partir de formulários específicos. Num primeiro momento, trazemos dados, de 2007 a 2012, relativos a oficina Experimentando Genética, em ... | pt |
dc.language.iso | por | - |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.source | Aleph | - |
dc.subject | Ensino médio | pt |
dc.subject | Didatica (Segundo grau) | pt |
dc.subject | Divulgação científica | pt |
dc.subject | Educação - Métodos experimentais | pt |
dc.subject | Education, Secondary | pt |
dc.title | Oficinas de férias experimentando genética: avaliação e contribuições para aprendizagem de alunos do ensino médio | pt |
dc.type | outro | - |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | - |
dc.identifier.file | 000807677.pdf | - |
dc.identifier.aleph | 000807677 | - |
Appears in Collections: | Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp |
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.