Please use this identifier to cite or link to this item:
http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/118208
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Pechula, Marcia Reami [UNESP] | - |
dc.contributor.author | Barcelos, Luciana Eugênio | - |
dc.date.accessioned | 2015-03-23T15:06:48Z | - |
dc.date.accessioned | 2016-10-25T20:37:05Z | - |
dc.date.available | 2015-03-23T15:06:48Z | - |
dc.date.available | 2016-10-25T20:37:05Z | - |
dc.date.issued | 2012 | - |
dc.identifier.citation | BARCELOS, Luciana Eugênio. Análise da teoria evolucionista nos livros didáticos do PNLD - 2012 na educação básica. 2012. 49 f. Trabalho de conclusão de curso (bacharelado - Ciências Biológicas) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2012. | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/118208 | - |
dc.identifier.uri | http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/118208 | - |
dc.description.abstract | A preocupação com o ensino da Evolução não é recente. Diversos pesquisadores fazem apontamentos de como é frequente nos livros de didáticos de biologia adotados no Brasil, a abordagem do tema como uma teoria acabada concluída e, desprovida de contextualização histórica para compreensão por parte dos alunos de como os conceitos foram desenvolvidos ao longo do tempo. Os pesquisadores relatam que a maior dificuldade dos alunos em compreender os conceitos ou a teoria da evolução está nos recorrentes equívocos conceituais e históricos presentes nos livros didáticos. Portanto, o presente trabalho tem por objetivo elaborar uma revisão bibliográfica, do que os teóricos especialistas na área do ensino de ciências têm apresentado sobre a Teoria da Evolução e o Ensino de Evolucionismo e qual tem sido a abordagem nos livros didáticos para o ensino público. A pesquisa constitui-se de análise bibliográfica, desenvolvida com base em material já elaborado, consultas em fontes bibliográficas do tipo: livros de leitura corrente de divulgação e publicações periódicas. Sendo a análise desse material de cunho qualitativo. A primeira etapa consistiu da escolha do tema e um levantamento preliminar do assunto. As etapas seguintes foram: o levantamento bibliográfico, a partir da problematização estabelecida, busca das fontes, leitura e fichamento do material. Para o fichamento dos livros didáticos o método utilizado foi fazê-lo em forma de registros. Foram feitos registros de seis coleções aprovadas PNDL de 2012: Bio. Lopes; Rosso, 2010. Biologia para a nova geração. Mendonça; Laurence, 2010. Biologia. Amabis; Martho, 2010. Biologia Hoje. Linhares; Gewandsnajder, 2010. Novas Bases da Biologia. Bizzo, 2010. Ser Protagonista Biologia. Santos; Aguilar; Oliveira, 2010. A partir desses registros foram feitos quadros comparativos... (Resumo completo, clicar acesso eletrônico abaixo) | pt |
dc.format.extent | 49 f. | - |
dc.language.iso | por | - |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.source | Aleph | - |
dc.subject | Darwin, Charles, 1809-1882 | pt |
dc.subject | Lamarck, Jean Baptiste Pierre Antoine de Monet de, 1744-1829 | pt |
dc.subject | Programa Nacional do Livro Didático (Brasil) | pt |
dc.subject | Evolução (Biologia) | pt |
dc.subject | Evolucionismo | pt |
dc.subject | Evolução (Biologia) - Estudo e ensino | pt |
dc.subject | Livros didáticos | pt |
dc.title | Análise da teoria evolucionista nos livros didáticos do PNLD - 2012 na educação básica | pt |
dc.type | outro | - |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | - |
dc.identifier.file | barcelos_le_tcc_rcla.pdf | - |
dc.identifier.aleph | 000709828 | - |
Appears in Collections: | Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp |
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.