You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/118279
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorDias, Romualdo [UNESP]-
dc.contributor.authorBerbare, Jamille-
dc.date.accessioned2015-03-23T15:07:35Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T20:37:13Z-
dc.date.available2015-03-23T15:07:35Z-
dc.date.available2016-10-25T20:37:13Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifier.citationBERBARE, Jamille. O corpo entre concertos e consertos: um estudo sobre a dança tribal. 2013. 91 f. Trabalho de conclusão de curso (bacharelado - Educação Física) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2013.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/118279-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/118279-
dc.description.abstractEstudamos as relações entre os processos de subjetivação e a vida na cidade contemporânea a partir da análise da experiência de um grupo de dançarinos que praticam a dança tribal em Rio Claro. Descrevemos a experiência de uma prática desta modalidade de dança para demarcarmos os aspectos estudados na perspectiva de compreender se esta forma de manifestação cultural e artística contribui para a “invenção de si” (dos sujeitos), observando aqueles que vivem em meio a contextos urbanos. Identificamos marcas de elementos “disruptivos” que denotam possibilidades de resistência aos dispositivos de achatamento da vida imposto pelas condições materiais de sobrevivência na cidade. Conferimos o quanto a dança contribui para os processos de subjetivação na perspectiva da produção de uma estética da existência. Utilizamos a obra de José Gil, “Movimento total: o corpo e a dança” como referência nuclear para compor as categorias de análise de nossa experiência.. Identificamos na dança tribal os aspectos que estão relacionados com a dinâmica do desejo e com a potência de criação na vida dos sujeitos aí envolvidos. O corpo entre “concertos” e “consertos” expressa a luta da potência de criação na “escultura de si” contra os dispositivos de poder que atuam em sua interdiçãopt
dc.description.sponsorshipFundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)-
dc.format.extent91 f.-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourceAleph-
dc.subjectDançapt
dc.subjectSubjetividadept
dc.subjectArte e dançapt
dc.subjectTribospt
dc.subjectDanças folclóricaspt
dc.subjectCorpo como suporte da artept
dc.titleO corpo entre concertos e consertos: um estudo sobre a dança tribalpt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.description.sponsorshipIdFAPESP: 12/09308-5-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.file000741865.pdf-
dc.identifier.aleph000741865-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.