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http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/118279
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Dias, Romualdo [UNESP] | - |
dc.contributor.author | Berbare, Jamille | - |
dc.date.accessioned | 2015-03-23T15:07:35Z | - |
dc.date.accessioned | 2016-10-25T20:37:13Z | - |
dc.date.available | 2015-03-23T15:07:35Z | - |
dc.date.available | 2016-10-25T20:37:13Z | - |
dc.date.issued | 2013 | - |
dc.identifier.citation | BERBARE, Jamille. O corpo entre concertos e consertos: um estudo sobre a dança tribal. 2013. 91 f. Trabalho de conclusão de curso (bacharelado - Educação Física) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2013. | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/118279 | - |
dc.identifier.uri | http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/118279 | - |
dc.description.abstract | Estudamos as relações entre os processos de subjetivação e a vida na cidade contemporânea a partir da análise da experiência de um grupo de dançarinos que praticam a dança tribal em Rio Claro. Descrevemos a experiência de uma prática desta modalidade de dança para demarcarmos os aspectos estudados na perspectiva de compreender se esta forma de manifestação cultural e artística contribui para a “invenção de si” (dos sujeitos), observando aqueles que vivem em meio a contextos urbanos. Identificamos marcas de elementos “disruptivos” que denotam possibilidades de resistência aos dispositivos de achatamento da vida imposto pelas condições materiais de sobrevivência na cidade. Conferimos o quanto a dança contribui para os processos de subjetivação na perspectiva da produção de uma estética da existência. Utilizamos a obra de José Gil, “Movimento total: o corpo e a dança” como referência nuclear para compor as categorias de análise de nossa experiência.. Identificamos na dança tribal os aspectos que estão relacionados com a dinâmica do desejo e com a potência de criação na vida dos sujeitos aí envolvidos. O corpo entre “concertos” e “consertos” expressa a luta da potência de criação na “escultura de si” contra os dispositivos de poder que atuam em sua interdição | pt |
dc.description.sponsorship | Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) | - |
dc.format.extent | 91 f. | - |
dc.language.iso | por | - |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.source | Aleph | - |
dc.subject | Dança | pt |
dc.subject | Subjetividade | pt |
dc.subject | Arte e dança | pt |
dc.subject | Tribos | pt |
dc.subject | Danças folclóricas | pt |
dc.subject | Corpo como suporte da arte | pt |
dc.title | O corpo entre concertos e consertos: um estudo sobre a dança tribal | pt |
dc.type | outro | - |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.description.sponsorshipId | FAPESP: 12/09308-5 | - |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | - |
dc.identifier.file | 000741865.pdf | - |
dc.identifier.aleph | 000741865 | - |
Appears in Collections: | Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp |
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