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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/118309
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dc.contributor.advisorSchwartz, Gisele Maria [UNESP]-
dc.contributor.authorBertolini, Natalia Oliveira-
dc.date.accessioned2015-03-23T15:07:55Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T20:37:18Z-
dc.date.available2015-03-23T15:07:55Z-
dc.date.available2016-10-25T20:37:18Z-
dc.date.issued2008-
dc.identifier.citationBERTOLINI, Natalia Oliveira. O Cirque du Soleil e a trangressão natural do medo. 2008. 47 f. Trabalho de conclusão de curso (bacharelado - Educação física) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2008.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/118309-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/118309-
dc.description.abstractO medo é uma emoção natural do ser humano, podendo representar um diferencial importante em relação à performance motora, especialmente quando se focaliza o ambiente das atividades físicas no Circo, mais particularmente do Cirque Du Soleil, por ser este bastante rico em desafios corporais. O Cirque Du Soleil é um império de entretenimento que tem sede nas cidades de Montréal e Quebec no Canadá e a transgressão do natural e a realização do impossível por meio do corpo humano representam as características básicas e marcantes desse espetáculo circense, carregado de emoções. Sendo assim, o objetivo do estudo centra-se em investigar a presença ou ausência do medo nas performances de um artista do Cirque Du Soleil, identificando seu significado e as maneiras com que este lida com esta emoção, antes e após o espetáculo e durante os treinos e ensaios. O estudo, de natureza qualitativa, foi desenvolvido em duas etapas, sendo a primeira referente a uma revisão de literatura acerca das temáticas propostas e a segunda relativa a uma pesquisa exploratória, utilizando-se como instrumento para coleta de dados um questionário contendo perguntas abertas, aplicado a uma amostra intencional composta por 1 integrante do Cirque Du Soleil, com o domínio do idioma português. Os dados foram analisados descritivamente, por meio da Técnica de Análise de Conteúdo Temático e indicam que artistas circenses sentem medo, ansiedade e nervosismo, além de alterações corporais, como aceleração do batimento cardíaco, antes de apresentações e diante do aprendizado de novos movimentos, que podem causar acidentes, tendo em vista que interferem na performance. O sujeito tenta controlar essas reações com pensamentos positivos, uma vez que entende que o medo é fruto de algo fictício proveniente da sua mente e utiliza a respiração para se acalmar. Esses resultados ...(Resumo completo, clicar acesso eletrônico abaixo)pt
dc.format.extent47 f.-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourceAleph-
dc.subjectEmoçõespt
dc.subjectCircopt
dc.subjectMedopt
dc.titleO Cirque du Soleil e a trangressão natural do medopt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.filebertolini_no_tcc_rcla.pdf-
dc.identifier.aleph000571315-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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