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http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/118319
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Constantino, Norma Regina Truppel [UNESP] | - |
dc.contributor.advisor | Ghirardello, Nilson [UNESP] | - |
dc.contributor.author | Biernath, Karla Garcia | - |
dc.date.accessioned | 2015-03-23T15:07:58Z | - |
dc.date.accessioned | 2016-10-25T20:37:19Z | - |
dc.date.available | 2015-03-23T15:07:58Z | - |
dc.date.available | 2016-10-25T20:37:19Z | - |
dc.date.issued | 2010 | - |
dc.identifier.citation | BIERNATH, Karla Garcia. Vilas ferroviárias em Bauru: a essência de uma cidade. 2010. . Trabalho acadêmico (bacharelado - Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação, 2010. | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/118319 | - |
dc.identifier.uri | http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/118319 | - |
dc.description.abstract | A pesquisa propõe-se a listar, relacionar e analisar a partir de documentos, manuscritos e relatos orais, de que forma se constituíram os meios e modos de habitação das vilas ferroviárias em Bauru até meados do século XX. Como a ferrovia trouxe consigo uma infra-estrutura necessária ao seu funcionamento, busca-se estabelecer as relações entre a chegada da ferrovia e a cidade de Bauru, e de que forma essa estrutura interferiu na lógica urbanizadora. Assim, pretende-se resgatar a memória da cidade de Bauru relacionando-a a chegada da ferrovia, através do período que compreende os primeiros cinqüenta anos do século vinte abrangendo a chegada dos três ramais ferroviários que serviram à cidade, sua ascensão (fase na qual encontram-se a maioria dos edifícios estudados) e o seu declínio. Para ser implantada em uma cidade, a ferrovia precisava ter uma infra-estrutura básica, necessária ao seu funcionamento, como os armazéns, as estações, as oficinas, os pátios, inclusive as moradias construídas para os funcionários. Esse conjunto é denominado “complexo ferroviário”. Durante o presente trabalho, tem por objetivo aprofundar-se nos estudos das residências construídas pelas companhias ferroviárias. Segundo Eva Blay, vila é o conjunto de casas construídas no interior de um terreno. Mas será que todas as vilas construídas pela mesma Companhia ferroviária possuem o mesmo padrão arquitetônico? Ou o mesmo padrão de loteamento? Como era a arquitetura das casas nas vilas? Através de pesquisas, procuramos responder a esses e outros questionamentos. Como estão hoje as vilas? Quem são seus moradores?Aconteceram alterações na arquitetura das vilas? | pt |
dc.language.iso | por | - |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.source | Aleph | - |
dc.subject | Terminais ferroviarios | pt |
dc.subject | Habitação | pt |
dc.subject | Ferrovias | pt |
dc.subject | Arquitetura de habitação | pt |
dc.subject | Railroad terminals | en |
dc.subject | Housing | en |
dc.subject | Railroads | en |
dc.title | Vilas ferroviárias em Bauru: a essência de uma cidade | pt |
dc.type | outro | - |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | - |
dc.identifier.file | biernath_kg_tcc_bauru.pdf | - |
dc.identifier.aleph | 000693976 | - |
Appears in Collections: | Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp |
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