You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/118350
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSena, Galeno José de [UNESP]-
dc.contributor.authorBonfim, Rafael Lopes-
dc.date.accessioned2015-03-23T15:08:22Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T20:37:23Z-
dc.date.available2015-03-23T15:08:22Z-
dc.date.available2016-10-25T20:37:23Z-
dc.date.issued2013-12-10-
dc.identifier.citationBONFIM, Rafael Lopes. Desenvolvimento de extensões para um sistema de carregamento e descarregamento de navios. 2013. 42 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura - Matemática) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá, 2013.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/118350-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/118350-
dc.description.abstractOne of the reasons that influences the efficience of a port terminal that is especialized in movement of containers is in the process of their loading and unloading. The fundamental idea is to determine a plan, to each port in order to decrease the number of total movement of loading and unloading that are necessary during the ship route to every port so that they save time and consequently reduce costs. The goal of this research was to present improvement in the program, written in language C, used to solve to problem of loading and unloading of ships, a NP-complete problem, through the meta-heuristics Simulated Annealing. With the improvement made, an average of 50% reduction of necessary time was gotten to solve the problem in 45 analised instances and in a specific group of these instances the average reduction reached 77 and in 10 instances there was even an improvement in the solutionen
dc.description.abstractUm dos motivos que influencia a eficiência de um terminal portuário especializado em movimentação de contêineres está no processo de carregamento e descarregamento dos mesmos. A ideia fundamental é determinar um plano, para cada porto, que visa minimizar o número de movimentos total de carregamentos e descarregamentos necessários durante o percurso do navio em todos os portos, a fim de se economizar tempo e conseqüentemente reduzir custos. O objetivo desse trabalho foi apresentar melhorias em um programa, escrito em linguagem C, utilizado para resolver o Problema de Carregamento e Descarregamento de Navios, um problema NP-Completo, através da meta-heurística Simulated Annealing. Com as melhorias empregadas conseguiu em média uma redução de 50% no tempo necessário para resolver o problema em 45 instancias analisadas, sendo que em um grupo específico dessas instancias a redução média atingiu 77%, e em 10 instancias houve inclusive uma melhora na soluçãopt
dc.format.extent42 f.-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourceAleph-
dc.subjectSimulated annealing (Matemática)pt
dc.subjectMetodos de simulaçãopt
dc.subjectOtimização matematicapt
dc.subjectSimulated annealing (Mathematics)pt
dc.titleDesenvolvimento de extensões para um sistema de carregamento e descarregamento de naviospt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.file000735824.pdf-
dc.identifier.aleph000735824-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.