You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/118365
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorCamargo, Maria Rosa Rodrigues Martins de [UNESP]-
dc.contributor.authorBortolazzo, Mariana-
dc.date.accessioned2015-03-23T15:08:38Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T20:37:25Z-
dc.date.available2015-03-23T15:08:38Z-
dc.date.available2016-10-25T20:37:25Z-
dc.date.issued2010-
dc.identifier.citationBORTOLAZZO, Mariana. A aventura da escrita. A produção do diário como instrumento didático pedagógico ou de como as crianças escrevem e tecem considerações sobre o ato de escrever. 2010. 64 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2010.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/118365-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/118365-
dc.description.abstractThe diary - considered here as a writing instrument that allows reflection of who reads and who writes - was chosen as a didactc and pedagogical, to follow the trajectory of the writing of the research subjects, which are 30 children, two groups of participants school support, offered by the ONG Núcleo Artevida, and have between 06 and 14 years of age. These children are also attending meetings of the municipal schools of the city of Rio Claro-SP, and in general, have difficulties especially in activities involving the practices of reading and writing. By the writing of the diaries, pretend to, beyond to follow the trajectory of the writing of these children, attend to theirs writing production – on the diaries - attending to what they say about the act of writing. The open pages of each book are invitations to readings, to possible readings. These readings indicate possible dialogical relations and dialogues, and indicated widespread practice of writing. Note that the written diaries is diferente of the school writing, because it doesn't carry the obligation of school tasks, and doesn't require forms, rules and pre-set styles.en
dc.description.abstractO diário – considerado aqui como instrumento de escrita que possibilita reflexão de quem lê e de quem escreve – foi escolhido, como instrumento didático-pedagógico, para acompanhar a trajetória da escrita dos sujeitos da pesquisa, que são 30 crianças, participantes de duas turmas de acompanhamento escolar, oferecido pela ONG Núcleo Artevida, e que têm entre 06 e 14 anos de idade. Essas crianças são também frequentantes da rede municipal de ensino da cidade de Rio Claro-SP, e em geral, apresentam dificuldades principalmente nas atividades que envolvem as práticas de leitura e escrita. Por meio da escrita de diários, busca-se, além de acompanhar a trajetória da escrita destas crianças, focar sua produção escrita – nos diários – atentando para o que dizem sobre o ato de escrever. As páginas abertas de cada caderno, são convites à leitura, a leituras possíveis. Estas leituras indicam possíveis relações dialógicas e interlocuções, além de indiciarem práticas de escrita disseminadas. Vale destacar que a escrita dos diários se diferencia da escrita escolar, pelo fato de não carregar consigo a obrigatoriedade das tarefas escolares, além de não exigir formas, normas e estilos pré-estabelecidos.pt
dc.format.extent64 f.-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourceAleph-
dc.subjectDidáticapt
dc.subjectRedação acadêmicapt
dc.subjectEscritapt
dc.subjectLeitura (Ensino de primeiro grau)pt
dc.titleA aventura da escrita. A produção do diário como instrumento didático pedagógico ou de como as crianças escrevem e tecem considerações sobre o ato de escreverpt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.filebortolazzo_m_tcc_rcla.pdf-
dc.identifier.aleph000629624-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.