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http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/118393
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Mialhe, Jorge Luís [UNESP] | - |
dc.contributor.advisor | Montanhini, Wagner [UNESP] | - |
dc.contributor.author | Brandt, Cleri Aparecida | - |
dc.date.accessioned | 2015-03-23T15:09:03Z | - |
dc.date.accessioned | 2016-10-25T20:37:28Z | - |
dc.date.available | 2015-03-23T15:09:03Z | - |
dc.date.available | 2016-10-25T20:37:28Z | - |
dc.date.issued | 2011 | - |
dc.identifier.citation | BRANDT, Cleri Aparecida. Regime nazista: as teorias ideológicas e educacionais moldando a formação do indivíduo nazi. 2011. 206 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2011. | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/118393 | - |
dc.identifier.uri | http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/118393 | - |
dc.description.abstract | O período correspondente ao Terceiro Reich alemão (1933-1945), quando a Alemanha esteve sob o domínio do Regime Nazista, foi caracterizado pelo alto grau de violência, de dominação e de exterminação em massa, e, também, pelo envolvimento “voluntário” de crianças e jovens na luta por um ideal que não lhes pertencia, as quais foram, desde a mais tenra idade, doutrinadas para matar e morrer em nome desse ideal. Para atingir esse fim, teorias, supostamente comprovadas, foram concebidas e incorporadas a educação de modo a fazer dela o grande veículo condutor da dominação que se pretendia. Por este motivo, o seu estudo se torna de grande importância para se pensar na educação – do presente e do futuro -, no sentido de sua utilização para atingir fins que não possuem como premissa a formação do sujeito livre e emancipado, capaz de agir de forma reflexiva e autônoma no mundo em que vive. No presente trabalho, pretende-se apresentar o resultado de uma pesquisa desenvolvida a partir da revisão bibliográfica, sobre o contexto histórico, social, econômico e educativo da Alemanha nazista com a finalidade de proceder ao levantamento e a análise de dados e informações em torno dos principais fatores que contribuíram para a ascensão do Partido Nazista, na figura de seu líder, Adolf Hitler. O objetivo maior deste trabalho foi buscar argumentos que possibilitassem a compreensão em torno dos motivos que levaram os jovens e as crianças a seguirem Hitler e o seu ideal até as últimas consequências. Como metodologia utilizou-se a pesquisa bibliográfica, com base qualitativa e em caráter historiográfico e exploratório. O material bibliográfico analisado trouxe diversas possibilidades que, apesar de não conclusivas, permitiram a compreensão em torno da eficácia dos mecanismos educativos... (Resumo completo, clicar acesso eletrônico abaixo) | pt |
dc.format.extent | 206 f. | - |
dc.language.iso | por | - |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.source | Aleph | - |
dc.subject | Hitler, Adolf, 1889-1945 | pt |
dc.subject | Nazismo | pt |
dc.subject | Nazismo e educação | pt |
dc.subject | Ideologia | pt |
dc.subject | Educação e Estado | pt |
dc.subject | Alemanha - Historia - 1933-1945 | pt |
dc.title | Regime nazista: as teorias ideológicas e educacionais moldando a formação do indivíduo nazi | pt |
dc.type | outro | - |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | - |
dc.identifier.file | brandt_ca_tcc_rcla.pdf | - |
dc.identifier.aleph | 000691362 | - |
Appears in Collections: | Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp |
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