You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/118416
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSouza Neto, Samuel de [UNESP]-
dc.contributor.authorBrufatto, Fernanda Carminatti-
dc.date.accessioned2015-03-23T15:09:35Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T20:37:32Z-
dc.date.available2015-03-23T15:09:35Z-
dc.date.available2016-10-25T20:37:32Z-
dc.date.issued2008-
dc.identifier.citationBRUFATTO, Fernanda Carminatti. Da Escola de ofício à Academia: um estudo exploratório sobre os conhecimentos/saberes e perfil profissional na natação. 2008. 47 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Educação física) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2008.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/118416-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/118416-
dc.description.abstractNa década de 80, diferentes autores e livros questionaram o caráter tecnicista do esporte e dos profissionais (professores e técnicos) que trabalhavam com os fundamentos esportivos e/ou com atividades de aperfeiçoamento e treinamento de determinadas modalidades. Passados um quarto de século, algumas dessas questões persistem quanto ao caráter reprodutivista de algumas destas modalidades, despertando o interesse em estar estudando esta temática na perspectiva de se apresentar um quadro da modalidade natação. Como hipótese de trabalho foi formulada a seguinte questão de estudo: os conhecimentos ou saberes adquiridos na socialização primária tendem a ser preponderantes com relação aos conteúdos/saberes/conhecimentos adquiridos na socialização secundária. Com base no exposto, este estudo tem como objetivos: (a) Averiguar entre os profissionais que trabalham com natação (iniciação, aperfeiçoamento, treinamento), o perfil profissional desenhado no exercício da profissão e; (b) Identificar na prática profissional ou história de vida desses profissionais os conhecimentos ou saberes tidos como imprescindíveis para o exercício profissional. Tratou-se de um estudo descritivo, que tem na técnica de entrevista, os instrumentos para a sua coleta de dados. Entre os resultados coletados observou-se a perspectiva dos profissionais terem forte socialização ocupacional a partir da socialização primária vinculada a prática de atividades físicas e esportivas; forte influência do saber da experiência tanto antes da graduação como durante a graduação; contribuição dos saberes da formação profissional, disciplinar e curricular no processo de formação, tendo como prérequisto para atuar neste campo: competência, postura (valores) e atenção com o processo de profissionalização.pt
dc.format.extent47 f.-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourceAleph-
dc.subjectNataçãopt
dc.subjectProfessores de educação fisicapt
dc.titleDa Escola de ofício à Academia: um estudo exploratório sobre os conhecimentos/saberes e perfil profissional na nataçãopt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.filebrufatto_fc_tcc_rcla.pdf-
dc.identifier.aleph000570784-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.