Please use this identifier to cite or link to this item:
http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/118427
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Camargo, Maria Rosa Rodrigues Martins de [UNESP] | - |
dc.contributor.author | Bueno, Melina Brandt | - |
dc.date.accessioned | 2015-03-23T15:09:42Z | - |
dc.date.accessioned | 2016-10-25T20:37:34Z | - |
dc.date.available | 2015-03-23T15:09:42Z | - |
dc.date.available | 2016-10-25T20:37:34Z | - |
dc.date.issued | 2013 | - |
dc.identifier.citation | BUENO, Melina Brandt. Experiência, imaginação e invenção: chaves para um estudo da leitura e escrita entre pessoas pouco escolarizadas. 2013. 58 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2013. | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/118427 | - |
dc.identifier.uri | http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/118427 | - |
dc.description.abstract | Pensando na importância do contato com o livro e com a leitura, bem como da difusão deste contato, o estudo propõe como objetivo geral, buscar compreender e apontar alguns elementos de como se dão os processos de leitura e como esses podem contribuir para o conhecimento de si e do mundo em que se vive, entre pessoas leitoras e/ou pouco escolarizadas. Para criar esse espaço de leitura, a obra de Lewis Carrol, Alice no País das Maravilhas foi escolhida como material por oferecer amplas possibilidades de leitura, desafiando ao entendimento e proporcionando a busca do leitor pela identificação com as (des)venturas vivenciadas pela protagonista. O compartilhar da leitura foi proposto e desenvolvido junto a alunos e alunas de uma sala de Educação de Jovens e Adultos em uma escola do município de Rio Claro/SP. O estudo é organizado em três momentos de leituras: o primeiro momento apresenta as primeiras leituras realizadas, onde busco entender o lugar e o papel da leitura na formação, situandome como leitora de Alice no País das Maravilhas, e entrelaçando os caminhos de Alice por esse mundo com os caminhos que percorremos como leitores. O segundo configura-se como uma pesquisa documental que objetiva conhecer mais profundamente o livro em pauta e as versões a que, como leitores, temos acesso, propondo levantar diferentes edições disponibilizadas no Brasil. O terceiro momento encaminha-se para as (re)leituras, onde apresento os registros referentes à pesquisa de campo, dos meus caminhos para compartilhar a leitura de Alice..., e das leituras compartilhadas. A proposta de estudo apoia-se, conceitualmente, nas noções de leitura e escrita como práticas culturais, sendo o livro assumido como um objeto cultural; a questão da leitura e escrita posta para pessoas pouco ou nada escolarizadas situa-se em uma perspectiva de interlocução com a cultura escolar e com a cultura cotidiana; e o que concerne às (des)venturas com Alice... | pt |
dc.format.extent | 58 f. | - |
dc.language.iso | por | - |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.source | Aleph | - |
dc.subject | Leitura | pt |
dc.subject | Educação de adultos | pt |
dc.subject | Leitura (Educação de adultos) | pt |
dc.title | Experiência, imaginação e invenção: chaves para um estudo da leitura e escrita entre pessoas pouco escolarizadas | pt |
dc.type | outro | - |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | - |
dc.identifier.file | 000797378.pdf | - |
dc.identifier.aleph | 000797378 | - |
Appears in Collections: | Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp |
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.