You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/118427
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorCamargo, Maria Rosa Rodrigues Martins de [UNESP]-
dc.contributor.authorBueno, Melina Brandt-
dc.date.accessioned2015-03-23T15:09:42Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T20:37:34Z-
dc.date.available2015-03-23T15:09:42Z-
dc.date.available2016-10-25T20:37:34Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifier.citationBUENO, Melina Brandt. Experiência, imaginação e invenção: chaves para um estudo da leitura e escrita entre pessoas pouco escolarizadas. 2013. 58 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2013.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/118427-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/118427-
dc.description.abstractPensando na importância do contato com o livro e com a leitura, bem como da difusão deste contato, o estudo propõe como objetivo geral, buscar compreender e apontar alguns elementos de como se dão os processos de leitura e como esses podem contribuir para o conhecimento de si e do mundo em que se vive, entre pessoas leitoras e/ou pouco escolarizadas. Para criar esse espaço de leitura, a obra de Lewis Carrol, Alice no País das Maravilhas foi escolhida como material por oferecer amplas possibilidades de leitura, desafiando ao entendimento e proporcionando a busca do leitor pela identificação com as (des)venturas vivenciadas pela protagonista. O compartilhar da leitura foi proposto e desenvolvido junto a alunos e alunas de uma sala de Educação de Jovens e Adultos em uma escola do município de Rio Claro/SP. O estudo é organizado em três momentos de leituras: o primeiro momento apresenta as primeiras leituras realizadas, onde busco entender o lugar e o papel da leitura na formação, situandome como leitora de Alice no País das Maravilhas, e entrelaçando os caminhos de Alice por esse mundo com os caminhos que percorremos como leitores. O segundo configura-se como uma pesquisa documental que objetiva conhecer mais profundamente o livro em pauta e as versões a que, como leitores, temos acesso, propondo levantar diferentes edições disponibilizadas no Brasil. O terceiro momento encaminha-se para as (re)leituras, onde apresento os registros referentes à pesquisa de campo, dos meus caminhos para compartilhar a leitura de Alice..., e das leituras compartilhadas. A proposta de estudo apoia-se, conceitualmente, nas noções de leitura e escrita como práticas culturais, sendo o livro assumido como um objeto cultural; a questão da leitura e escrita posta para pessoas pouco ou nada escolarizadas situa-se em uma perspectiva de interlocução com a cultura escolar e com a cultura cotidiana; e o que concerne às (des)venturas com Alice...pt
dc.format.extent58 f.-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourceAleph-
dc.subjectLeiturapt
dc.subjectEducação de adultospt
dc.subjectLeitura (Educação de adultos)pt
dc.titleExperiência, imaginação e invenção: chaves para um estudo da leitura e escrita entre pessoas pouco escolarizadaspt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.file000797378.pdf-
dc.identifier.aleph000797378-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.