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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/118428
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dc.contributor.advisorSarti, Flávia Medeiros [UNESP]-
dc.contributor.authorBueno, Michelle Cristina-
dc.date.accessioned2015-03-23T15:09:42Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T20:37:34Z-
dc.date.available2015-03-23T15:09:42Z-
dc.date.available2016-10-25T20:37:34Z-
dc.date.issued2012-
dc.identifier.citationBUENO, Michelle Cristina. Construindo relações intergeracionais na formação de novos professores: processos de aproximação e de parceria entre professores e estagiários. 2012. 99 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2012.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/118428-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/118428-
dc.description.abstractEsta pesquisa pretende contribuir para a compreensão das relações estabelecidas entre estagiários de cursos de licenciatura e professores da Educação Básica, que os recebem em suas salas de aula. Mais especificamente, tem-se o objetivo de investigar os processos de aprendizagem que ocorrem no encontro entre duas gerações profissionais docentes. Nesse sentido, questiona-se: de que maneira são estruturadas as relações estabelecidas entre professor titular e estagiário na escola, como ocorrem os primeiros contatos entre as duas partes, que vínculos são então estabelecidos e que relações formativas se desenvolvem no cotidiano do estágio. Tais percepções foram propiciadas pelas entrevistas e observações realizadas e analisadas sob ótica das “relações intergeracionais na docência” (SARTI, 2009), que pressupõem atenção especial a algumas categorias, tais como: geração (MANNHEIN, 1982), identidade e ciclo de vida profissional docente (HUMBERMAN, 1992; TARDIF, 2010). A pesquisa possibilitou análises que sugerem que o fator geração profissional deva ser sempre balizado com informações sobre a história de vida profissional dos sujeitos, já que, de acordo com os dados reunidos,tais experiências pessoais exercem influências em suas relações com as novas gerações profissionais. A partir desta investigação, foi possível perceber que as relações intergeracionais na formação docente envolvem fatores sutis e importantes, que dizem respeito a aspectos relativos à geração profissional dos sujeitos, mas também a sua geração social (MANNHEIN, 1982) e ao ciclo de vida profissional docente (HUBERMAN, 1992). Esse conjunto de fatores exercem influências significativas para os contatos formativos entre estagiários e professores experientes no magistériopt
dc.format.extent99 f.-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourceAleph-
dc.subjectProfessores - Formaçãopt
dc.subjectEstagios supervisionadospt
dc.subjectRelações trabalhistaspt
dc.subjectRelações entre geraçõespt
dc.titleConstruindo relações intergeracionais na formação de novos professores: processos de aproximação e de parceria entre professores e estagiáriospt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.file000716073.pdf-
dc.identifier.aleph000716073-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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