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http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/118475
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Santini, Juliana [UNESP] | - |
dc.contributor.author | Camargo, Maria Luiza Camara de | - |
dc.date.accessioned | 2015-03-23T15:10:41Z | - |
dc.date.accessioned | 2016-10-25T20:37:39Z | - |
dc.date.available | 2015-03-23T15:10:41Z | - |
dc.date.available | 2016-10-25T20:37:39Z | - |
dc.date.issued | 2013 | - |
dc.identifier.citation | CAMARGO, Maria Luiza Camara de. A ironia na peça O rei da velha, de Oswald de Andrade. 2013. 1 CD-ROM. Trabalho de conclusão de curso (bacharelado -Letras) Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências e Letras (Campus de Araraquara), 2013. | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/118475 | - |
dc.identifier.uri | http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/118475 | - |
dc.description.abstract | Este trabalho tem como objetivo traçar um panorama artístico literário presente na produção do escritor modernista Oswald de Andrade, identificando a evolução estética ideológica do autor por meio do manifesto Pau-Brasil (1925) e o Antropófago (1928); de teses e artigos como “Meu Testamento” (1944) e “A crise da filosofia Messiânica” (1945); de entrevistas presentes no livro Telefonema, parte integrante da coleção: Obras Completas de Oswald de Andrade (Rio de janeiro, 1974); e de sua produção teatral. Toma como ponto de partida a antropofagia como um operador cultural, de modo que a característica mais marcante do escritor, a irreverência, é fomentada e trabalhada por meio da ironia, ferramenta de discurso que Oswald de Andrade utiliza com uma função social, uma arma revolucionária e política. Para tal, traçou-se uma linha entre a produção modernista e a produção teatral de Oswald e desse levantamento bibliográfico, a peça que mais chamou a atenção foi O rei da vela, primeira peça escrita na fase adulta, em 1933, e publicada em 1937 e que somente teve sua primeira encenação 30 anos depois, em 1967, pelo grupo de Teatro Oficina com a direção de José Celso Martinez Corrêa. O grupo realizou um levantamento literário e documental sobre o Oswald de Andrade, através de depoimentos dos atores que receberam a proposta de encenação (em 1934), aos Manifestos, até encontrar a Antropofagia oswaldiana, e dela se utilizarem para concretizar O rei da vela, retomando e usando a antropofagia, essencialmente, como um operador cultural | pt |
dc.language.iso | por | - |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.source | Aleph | - |
dc.subject | Andrade, Oswald de 1890-1954 Crítica e interpretação | pt |
dc.subject | Literatura brasileira | pt |
dc.subject | Modernismo (Literatura) | pt |
dc.subject | Ironia na literatura | pt |
dc.subject | Brazilian literature | pt |
dc.title | A ironia na peça O rei da velha, de Oswald de Andrade | pt |
dc.type | outro | - |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | - |
dc.identifier.file | 000734210.pdf | - |
dc.identifier.aleph | 000734210 | - |
Appears in Collections: | Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp |
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