You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/118487
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSouza Neto, Samuel de [UNESP]-
dc.contributor.authorCampos, André Luiz Busoni-
dc.date.accessioned2015-03-23T15:10:51Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T20:37:41Z-
dc.date.available2015-03-23T15:10:51Z-
dc.date.available2016-10-25T20:37:41Z-
dc.date.issued2008-
dc.identifier.citationCAMPOS, André Luiz Busoni. Os saberes docentes na prática pedagógica da educação física. 2008. 32 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Educação física) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2008.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/118487-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/118487-
dc.description.abstractTendo como objetivo identificar as práticas pedagógicas que dão sustentação a Educação Física na escola buscou-se averiguar, nesse processo educativo, quais são os saberes que as fundamentam. Na busca dos dados utilizou-se como procedimentos metodológicos o estudo de natureza qualitativa do tipo descritivo exploratório, tendo no questionário o instrumento para a coleta de dados e na analise de conteúdo a apreciação dos resultados encontrados. Com relação aos saberes e a teoria que fundamentam a prática pedagógica dos participantes no estágio observou-se, nas descrições, de um lado a emergência do saber experiêncial neste contexto, trazendo subjacente a ele os saberes da formação embasados pelas disciplinas/matérias pedagógicas. Entretanto, por outro lado, a categoria genérico (no que diz respeito às teorias que fundamentam esta prática) apareceu como um registro no fato de que os participantes têm muita dificuldade em elucidar com clareza as teorias que lhes dão suporte. Embora reconheçam, genericamente, que são os conhecimentos do curso que os embasam em suas ações, como as abordagens de ensino, não apontaram de forma clara quais são denotando talvez um limite da licenciatura. Com relação ao saber da experiêncial não deixa de ser relevante este aspecto presente na prática pedagógica desse professor principiante, considerando se tratar que a socialização primária permeia a formação desse professor, podendo se dizer que há um saber prático do qual emana uma epistemologia de conhecimento em construção pautada numa racionalidade prática.pt
dc.format.extent32 f.-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourceAleph-
dc.subjectEducação física - Estudo e ensinopt
dc.subjectProfessores de educação fisicapt
dc.subjectProfessores - Formaçãopt
dc.subjectSaberes docentespt
dc.subjectPrática pedagógicapt
dc.titleOs saberes docentes na prática pedagógica da educação físicapt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.filecampos_alb_tcc_rcla.pdf-
dc.identifier.aleph000570810-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.