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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/118489
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dc.contributor.advisorFonseca, Débora Cristina [UNESP]-
dc.contributor.authorCampos, Caroline Rosa de-
dc.date.accessioned2015-03-23T15:10:51Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T20:37:41Z-
dc.date.available2015-03-23T15:10:51Z-
dc.date.available2016-10-25T20:37:41Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifier.citationCAMPOS, Caroline Rosa de. Os diagnósticos de distúrbios de aprendizagem e a prática pedagógica. 2013. 61 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2013.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/118489-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/118489-
dc.description.abstractEste estudo teve como objetivo compreender como alunos que não se adaptam à rotina da escola são avaliados e diagnosticados como portadores de distúrbio de aprendizagem por professores do ensino fundamental de escolas públicas e particulares. Buscou-se também analisar como esses alunos são escolhidos, diante do alto índice de diagnosticação de crianças e adolescentes que vêm ocorrendo nos últimos tempos. Partimos do pressuposto de que nestes diagnósticos os processos sociais são desconsiderados, reduzindo o comportamento dos alunos a uma doença genética e patológica. Para isso a pesquisa seguiu uma abordagem qualitativa e utilizou-se de dois instrumentos para a coleta de dados. Primeiramente o conteúdo foi estudado por meio de uma pesquisa bibliográfica, utilizando-se da literatura como suporte a compreensão do fenômeno estudado. Também se utilizou de entrevistas estruturadas com professoras do ensino fundamental I. Na análise dos dados foi possível compreender que a abordagem biológica, a cerca dos distúrbios de aprendizagem, é muito presente no âmbito escolar e tem influenciado a realização de diagnósticos e consequentemente podendo levar as crianças ao consumo de medicamentos e, desta forma, desconsiderando o processo sócio-político que envolve a educação, transferindo a elas a responsabilidade da não aprendizagempt
dc.format.extent61 f.-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourceAleph-
dc.subjectPsicologia da aprendizagempt
dc.subjectDisturbios da aprendizagempt
dc.subjectPratica de ensinopt
dc.subjectEnsino fundamentalpt
dc.subjectEnsino de primeiro graupt
dc.subjectDistúrbios da aprendizagem - Diagnósticopt
dc.subjectDisturbio da falta de atenção com hiperatividadept
dc.titleOs diagnósticos de distúrbios de aprendizagem e a prática pedagógicapt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.file000797203.pdf-
dc.identifier.aleph000797203-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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