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http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/118489
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Fonseca, Débora Cristina [UNESP] | - |
dc.contributor.author | Campos, Caroline Rosa de | - |
dc.date.accessioned | 2015-03-23T15:10:51Z | - |
dc.date.accessioned | 2016-10-25T20:37:41Z | - |
dc.date.available | 2015-03-23T15:10:51Z | - |
dc.date.available | 2016-10-25T20:37:41Z | - |
dc.date.issued | 2013 | - |
dc.identifier.citation | CAMPOS, Caroline Rosa de. Os diagnósticos de distúrbios de aprendizagem e a prática pedagógica. 2013. 61 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2013. | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/118489 | - |
dc.identifier.uri | http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/118489 | - |
dc.description.abstract | Este estudo teve como objetivo compreender como alunos que não se adaptam à rotina da escola são avaliados e diagnosticados como portadores de distúrbio de aprendizagem por professores do ensino fundamental de escolas públicas e particulares. Buscou-se também analisar como esses alunos são escolhidos, diante do alto índice de diagnosticação de crianças e adolescentes que vêm ocorrendo nos últimos tempos. Partimos do pressuposto de que nestes diagnósticos os processos sociais são desconsiderados, reduzindo o comportamento dos alunos a uma doença genética e patológica. Para isso a pesquisa seguiu uma abordagem qualitativa e utilizou-se de dois instrumentos para a coleta de dados. Primeiramente o conteúdo foi estudado por meio de uma pesquisa bibliográfica, utilizando-se da literatura como suporte a compreensão do fenômeno estudado. Também se utilizou de entrevistas estruturadas com professoras do ensino fundamental I. Na análise dos dados foi possível compreender que a abordagem biológica, a cerca dos distúrbios de aprendizagem, é muito presente no âmbito escolar e tem influenciado a realização de diagnósticos e consequentemente podendo levar as crianças ao consumo de medicamentos e, desta forma, desconsiderando o processo sócio-político que envolve a educação, transferindo a elas a responsabilidade da não aprendizagem | pt |
dc.format.extent | 61 f. | - |
dc.language.iso | por | - |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.source | Aleph | - |
dc.subject | Psicologia da aprendizagem | pt |
dc.subject | Disturbios da aprendizagem | pt |
dc.subject | Pratica de ensino | pt |
dc.subject | Ensino fundamental | pt |
dc.subject | Ensino de primeiro grau | pt |
dc.subject | Distúrbios da aprendizagem - Diagnóstico | pt |
dc.subject | Disturbio da falta de atenção com hiperatividade | pt |
dc.title | Os diagnósticos de distúrbios de aprendizagem e a prática pedagógica | pt |
dc.type | outro | - |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | - |
dc.identifier.file | 000797203.pdf | - |
dc.identifier.aleph | 000797203 | - |
Appears in Collections: | Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp |
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