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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/118504
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dc.contributor.advisorDarido, Suraya Cristina [UNESP]-
dc.contributor.authorCanciglieri, Felipe Gustavo Santos-
dc.date.accessioned2015-03-23T15:10:54Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T20:37:44Z-
dc.date.available2015-03-23T15:10:54Z-
dc.date.available2016-10-25T20:37:44Z-
dc.date.issued2011-
dc.identifier.citationCANCIGLIERI, Felipe Gustavo Santos. Educação física e meio ambiente: uma proposta de sistematização dos conteúdos. 2011. 43 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Educação Física) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2011.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/118504-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/118504-
dc.description.abstractAs concepções sobre a importância do ensino da educação física escolar sofreram inúmeras mudanças desde a sua implementação como matéria no currículo da escola. Segundo SOARES (1994), a cultura corporal de movimento, é o conhecimento que constitui o conteúdo da educação física, esta é representada pela ginástica, esportes, lutas, capoeira, atividades físicas de aventura, práticas corporais alternativas, jogos, circo e dança. Os PCNs trazem uma proposta de problematizar os conteúdos de ensino, elencando alguns dos principais problemas que a sociedade deve se atentar para se manter equilibrada, estes são denominados Temas Transversais. Este estudo tem como propósito é investigar as relações entre o Meio Ambiente e a Educação Física na perspectiva da cultura corporal de movimento, mostrando que é possível o trabalho de ambas temáticas em conjunto. Em paralelo a isso, o estudo também tem como objetivo a elaboração de uma proposta de organização dos conteúdos que relacionam algumas temáticas do Meio Ambiente com os alguns conteúdos da Educação Física. Para o (PCN/BRASIL 1998), o papel da educação em relação ao meio ambiente é proporcionar para o aluno a possibilidade da construção de um mundo socialmente justo e ecologicamente equilibrado. O que requer responsabilidade coletiva e individual de qualquer individuo planetário, interferindo no modo como a sociedade programa as prioridades no seu cotidiano. Esta interferência só será possível se houver a construção dos conceitos gerando uma assimilação de valores. Para isso, propomos uma organização curricular dos conteúdos da educação física juntamente com as temáticas ambientais. Esta proposta teve como finalidade abranger o segundo ciclo do ensino fundamental. Para Gonzáles (2006) organizar e sistematizar os conteúdos de ensino da ...(Resumo completo, clicar acesso eletrônico abaixo)pt
dc.format.extent43 f.-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourceAleph-
dc.subjectEducação física - Estudo e ensinopt
dc.subjectMeio ambientept
dc.subjectEducação ambientalpt
dc.subjectCurriculospt
dc.subjectEnvironmental educationen
dc.titleEducação física e meio ambiente: uma proposta de sistematização dos conteúdospt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.filecanciglieri_fgs_tcc_rcla.pdf-
dc.identifier.aleph000693310-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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