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http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/118504
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Darido, Suraya Cristina [UNESP] | - |
dc.contributor.author | Canciglieri, Felipe Gustavo Santos | - |
dc.date.accessioned | 2015-03-23T15:10:54Z | - |
dc.date.accessioned | 2016-10-25T20:37:44Z | - |
dc.date.available | 2015-03-23T15:10:54Z | - |
dc.date.available | 2016-10-25T20:37:44Z | - |
dc.date.issued | 2011 | - |
dc.identifier.citation | CANCIGLIERI, Felipe Gustavo Santos. Educação física e meio ambiente: uma proposta de sistematização dos conteúdos. 2011. 43 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Educação Física) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2011. | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/118504 | - |
dc.identifier.uri | http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/118504 | - |
dc.description.abstract | As concepções sobre a importância do ensino da educação física escolar sofreram inúmeras mudanças desde a sua implementação como matéria no currículo da escola. Segundo SOARES (1994), a cultura corporal de movimento, é o conhecimento que constitui o conteúdo da educação física, esta é representada pela ginástica, esportes, lutas, capoeira, atividades físicas de aventura, práticas corporais alternativas, jogos, circo e dança. Os PCNs trazem uma proposta de problematizar os conteúdos de ensino, elencando alguns dos principais problemas que a sociedade deve se atentar para se manter equilibrada, estes são denominados Temas Transversais. Este estudo tem como propósito é investigar as relações entre o Meio Ambiente e a Educação Física na perspectiva da cultura corporal de movimento, mostrando que é possível o trabalho de ambas temáticas em conjunto. Em paralelo a isso, o estudo também tem como objetivo a elaboração de uma proposta de organização dos conteúdos que relacionam algumas temáticas do Meio Ambiente com os alguns conteúdos da Educação Física. Para o (PCN/BRASIL 1998), o papel da educação em relação ao meio ambiente é proporcionar para o aluno a possibilidade da construção de um mundo socialmente justo e ecologicamente equilibrado. O que requer responsabilidade coletiva e individual de qualquer individuo planetário, interferindo no modo como a sociedade programa as prioridades no seu cotidiano. Esta interferência só será possível se houver a construção dos conceitos gerando uma assimilação de valores. Para isso, propomos uma organização curricular dos conteúdos da educação física juntamente com as temáticas ambientais. Esta proposta teve como finalidade abranger o segundo ciclo do ensino fundamental. Para Gonzáles (2006) organizar e sistematizar os conteúdos de ensino da ...(Resumo completo, clicar acesso eletrônico abaixo) | pt |
dc.format.extent | 43 f. | - |
dc.language.iso | por | - |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.source | Aleph | - |
dc.subject | Educação física - Estudo e ensino | pt |
dc.subject | Meio ambiente | pt |
dc.subject | Educação ambiental | pt |
dc.subject | Curriculos | pt |
dc.subject | Environmental education | en |
dc.title | Educação física e meio ambiente: uma proposta de sistematização dos conteúdos | pt |
dc.type | outro | - |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | - |
dc.identifier.file | canciglieri_fgs_tcc_rcla.pdf | - |
dc.identifier.aleph | 000693310 | - |
Appears in Collections: | Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp |
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