Please use this identifier to cite or link to this item:
http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/118522
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Gabriel, Eliana Maria Nicolini [UNESP] | - |
dc.contributor.advisor | Diniz, Renato Eugênio da Silva [UNESP] | - |
dc.contributor.author | Carboni, Thaís Ribeiro | - |
dc.date.accessioned | 2015-03-23T15:11:01Z | - |
dc.date.accessioned | 2016-10-25T20:37:46Z | - |
dc.date.available | 2015-03-23T15:11:01Z | - |
dc.date.available | 2016-10-25T20:37:46Z | - |
dc.date.issued | 2008 | - |
dc.identifier.citation | CARBONI, Thaís Ribeiro. Trilha do patrimônio histórico, passado que vira presente: publicação de apoio pedagógico que busca estabelecer um elo entre a história e o meio ambiente. 2008. 1 CD-ROM. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Ciências Biológicas) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Botucatu, 2008. | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/118522 | - |
dc.identifier.uri | http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/118522 | - |
dc.description.abstract | Por meio da Secretaria Municipal de Educação, a prefeitura do município de Botucatu implantou, em 2005, um de seus mais importantes projetos de educação complementar, a Escola do Meio Ambiente (EMA). Desde a sua fundação, a EMA tem por objetivo desenvolver e apoiar práticas pedagógicas e pesquisas, que visam à conscientização e responsabilidade socioambiental. Dentre suas diversas atividades, está a Trilha Interpretativa do Patrimônio Histórico, voltada, principalmente, para o 1º e o 9º ano do Ensino Fundamental. O caminho interpretado resgata a cidadania, proporcionando ao aluno recuperar as memórias históricas da cidade, reafirmar a sua identidade e consequentemente, buscar a sua valorização pessoal e social. A história do município começa a sair de um misterioso e velho baú. O momento possibilita abrir espaço para a arte da narrativa. Um cocar fala da cultura indígena, um chapéu de palha, nos leva à época dos tropeiros e um mapa de feltro exemplifica o processo de imigração. Ao término da vivência, os educandos saem à rua, para conhecer, em detalhes, os prédios que ajudaram a construir a nossa história. Através dos métodos de avaliação, utilizados nesses três anos, anotações sobre as observações feitas em trilhas e questionários respondidos pelos professores, pudemos constatar que os alunos sabem muito pouco sobre a cidade e que possuem dificuldade de relacionar fatos históricos com a sua própria existência e com as mudanças que promovem no meio. Observou-se que além de tratar com descaso os prédios históricos, os alunos não conseguem citar dados sobre a fauna e a flora local. O mais preocupante é o fato de que para eles, a cidade não representa o meio ambiente. Logo, ficou clara a necessidade de se produzir um material de apoio que tivesse por objetivo preencher estas... (Resumo completo, clicar acesso eletrônico abaixo) | pt |
dc.language.iso | por | - |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.source | Aleph | - |
dc.subject | Ciencias ambientais - Ensino fundamental | pt |
dc.subject | Educação ambiental | pt |
dc.title | Trilha do patrimônio histórico, passado que vira presente: publicação de apoio pedagógico que busca estabelecer um elo entre a história e o meio ambiente | pt |
dc.type | outro | - |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | - |
dc.identifier.file | carboni_tr_tcc_bot.pdf | - |
dc.identifier.aleph | 000615035 | - |
Appears in Collections: | Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp |
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.