Please use this identifier to cite or link to this item:
http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/118599
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Paleari, Lucia Maria [UNESP] | - |
dc.contributor.advisor | Simões, Marcello Guimarães [UNESP] | - |
dc.contributor.author | Cassettari, Bruna de Oliveira | - |
dc.date.accessioned | 2015-03-23T15:11:41Z | - |
dc.date.accessioned | 2016-10-25T20:37:55Z | - |
dc.date.available | 2015-03-23T15:11:41Z | - |
dc.date.available | 2016-10-25T20:37:55Z | - |
dc.date.issued | 2011 | - |
dc.identifier.citation | CASSETTARI, Bruna de Oliveira. Paleontologia e evolução em revista popular de divulgação científica e suas implicações para o ensino de biologia. 2011. 1 CD-ROM. Trabalho de conclusão de curso (bacharelado - Ciências Biológicas) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Botucatu, 2011. | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/118599 | - |
dc.identifier.uri | http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/118599 | - |
dc.description.abstract | Considerando que Biologia no Ensino Médio tem como linha de abordagem Evolução Biológica e que matérias publicadas em revistas de divulgação científica têm apresentado problemas que interferem negativamente na construção de conhecimentos específicos, nos propusemos a investigar tanto a natureza e a qualidade da divulgação de temas da Paleontologia e Evolução na revista Superinteressante, por ser de grande penetração, quanto o preparo, a opinião e a forma de atuação de professores de Biologia no que se refere a esses assuntos. Nosso objetivo, diante dessa problemática, centrou-se na compreensão das implicações que as matérias de Paleontologia e Evolução dessa revista representam no contexto do ensino de Biologia. Publicações de 2000 a 2010 foram analisadas e revelaram grande número de matérias sobre os temas destacados, principalmente nos 6 primeiros anos. Elas foram marcadas por abordagem sensacionalista e visão determinista da ciência, erros conceituais, dados inexatos e distorcidos, ilustrações inadequadas e linguagem informal, muitas vezes anedótica, que distorcem e vulgarizam as informações. Os professores, que revelaram fazer amplo uso de materiais de divulgação científica, especialmente revistas, para atualização e preparação de aulas, desenvolvem esses dois temas principalmente no 3º ano do Ensino Médio por meio de aulas teóricas, comprometendo o interesse e entendimento, pelo aluno, da origem e diversificação da vida na história geológica da Terra. Concluímos que é imperativo investir na capacitação teórico-prática de professores para que sejam capazes de análises adequadas das informações disponíveis nas matérias de divulgação, podendo até mesmo fazer uso delas no ensino básico, porém sem comprometer a construção das idéias e conceitos envolvidos | pt |
dc.language.iso | por | - |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.source | Aleph | - |
dc.subject | Paleontologia – Estudo e ensino | pt |
dc.subject | Ensino médio | pt |
dc.subject | Divulgação científica | pt |
dc.subject | Evolução | pt |
dc.title | Paleontologia e evolução em revista popular de divulgação científica e suas implicações para o ensino de biologia | pt |
dc.type | outro | - |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | - |
dc.identifier.file | cassettari_bo_tcc_botib.pdf | - |
dc.identifier.aleph | 000700972 | - |
Appears in Collections: | Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp |
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.