You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/118602
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorOliveira, Áurea Maria de [UNESP]-
dc.contributor.authorCastaldi, Vanessa Ferraz de Moraes-
dc.date.accessioned2015-03-23T15:11:41Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T20:37:56Z-
dc.date.available2015-03-23T15:11:41Z-
dc.date.available2016-10-25T20:37:56Z-
dc.date.issued2012-
dc.identifier.citationCASTALDI, Vanessa Ferraz de Moraes. Afetividade na escola: as contribuições das pesquisas e artigos produzidos no Programa de Pós-Graduação da UNESP, UNICAMP e USP, no período de 1999 a 2009. 2012. 81 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2012.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/118602-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/118602-
dc.description.abstractThe individuals, mostly born biologically prepared to develop the many different aspects: cognitive, motor and affective, however, only the biological factor doesn’t possible the full development of these. Theories of the different types of knowledge about the process of teaching and learning and your relation with the affective-cognitive aspects intend explain how this individual can to evolve completely. This end of course work presupposes that the interactions of the individual with the physical and civil are essential to the development of learning. In this sense, the educational institution understood as a socializing environment and disseminator of knowledge, historically accumulated, will be then a space where affectivity and learning should be at least theoretically, favored by the relations that are established inside the same. So, the research presented in this study, have how objective, show how to set in the practice educational the relation between affect and learning considering the observations, interviews that search to highlight real situations, where are confirmed a relation between processes. From the presentation of the central ideas of these researches, we are evidencing the concept of affection and how pedagogical practice promotes the relation between affect and cognitionen
dc.description.abstractOs indivíduos, em sua maioria, nascem biologicamente preparados para se desenvolverem nos vários aspectos: cognitivos, motores e afetivos, porém, apenas o fator biológico não possibilita o pleno desenvolvimento deles. Teorias das várias áreas do conhecimento sobre o processo de ensino e aprendizagem e sua relação com os aspectos afetivo-cognitivos, buscam esclarecer como esse sujeito pode evoluir plenamente. Este Trabalho de Conclusão de Curso parte do pressuposto que o processo de interação do sujeito com o meio físico e social são imprescindíveis para o desenvolvimento da aprendizagem. Nesse sentido, a instituição escolar compreendida como um ambiente socializador e disseminador dos conhecimentos historicamente acumulados tornar-se-á, então, um espaço, no qual a afetividade e aprendizagem devem, ao menos, teoricamente, ser favorecida pelas relações que se estabelecem dentro da mesma. Dessa forma, as pesquisas apresentadas nesse estudo tem como objetivo, verificar como se configura na prática educativa a relação entre afetividade e aprendizagem considerando as observações, as entrevistas que buscam destacar situações reais, nas quais se confirmem uma relação entre os processos. A partir da apresentação das ideias centrais dessas pesquisas de Mestrado e Doutorado evidenciamos o conceito de afetividade e como a prática pedagógica favorece a relação entre o afeto e a cogniçãopt
dc.format.extent81 f.-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourceAleph-
dc.subjectPsicologia educacionalpt
dc.subjectAfetividadept
dc.subjectAprendizagempt
dc.subjectRelações humanaspt
dc.subjectUniversidades e faculdades - Pos-graduaçãopt
dc.subjectPublicações cientificas - 1999 - 2009pt
dc.titleAfetividade na escola: as contribuições das pesquisas e artigos produzidos no Programa de Pós-Graduação da UNESP, UNICAMP e USP, no período de 1999 a 2009pt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.filecastaldi_vfm_tcc_rcla.pdf-
dc.identifier.aleph000716113-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.