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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/118635
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DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSouza Neto, Samuel de [UNESP]-
dc.contributor.authorCeregatto, Luciana-
dc.date.accessioned2015-03-23T15:11:58Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T20:38:00Z-
dc.date.available2015-03-23T15:11:58Z-
dc.date.available2016-10-25T20:38:00Z-
dc.date.issued2009-
dc.identifier.citationCEREGATTO, Luciana. Formação de professores e a prática docente: a perspectiva discente sobre a orientação e a docência nos trabalhos de conclusão de curso. 2009. 111 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Educação Física) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2009.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/118635-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/118635-
dc.description.abstractNo Brasil, a partir dos anos 90, as pesquisas educacionais passaram a focalizar a prática docente e os saberes pedagógicos, pois eram temas poucos explorados, colocando em cena o desenvolvimento pessoal e profissional dos professores, pois havia necessidade de se construir lógicas de formação que valorizassem a experiência, como: aluno, aluno-mestre, estagiário, professor principiante, professor titular, professor reformado. Nesse universo escolheu-se pesquisar as representações que os alunos/estudantes de um curso de licenciatura, Educação Física, construíram de seus professores e orientadores nos agradecimentos de seus trabalhos de conclusão de curso (TCC), tendo como referência a prática docente. Portanto, buscou-se identificar nos saberes da experiência, ou dessa experiência, registrados em 150 TCC, os aspectos significativos de histórias de vidas circunscritas em micro narrativas que apontam para o desenvolvimento pessoal, bem como para dimensões do exercício profissional de professores e orientadores (TCC). Trata-se de uma pesquisa descritiva, tendo como técnicas fonte documental, entrevista e análise de conteúdo. Entre os resultados encontrados nas categorias orientador, professor geral e professor específico se pode apontar no âmbito dos licenciandos, a emergência de uma pedagogia oculta que valoriza de forma muito acentuada aspectos da dimensão humana nas relações interpessoais da prática docente com ênfase maior no afetivo, seguido da moral, do cognitivo. Como considerações finais, aponta-se que, em termos de perfil profissional, valoriza-se tanto nos orientadores como nos professores (geral e específico) o exercício da profissionalidade docente composto pela obrigação moral, compromisso com a comunidade e competência profissional.pt
dc.format.extent111 f.-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourceAleph-
dc.subjectEducação fisicapt
dc.subjectFormação inicialpt
dc.titleFormação de professores e a prática docente: a perspectiva discente sobre a orientação e a docência nos trabalhos de conclusão de cursopt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.fileceregatto_l_tcc_rcla.pdf-
dc.identifier.aleph000607058-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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