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http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/118691
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Oliveira, Áurea Maria de [UNESP] | - |
dc.contributor.author | Codo, Natalia Salvato | - |
dc.date.accessioned | 2015-03-23T15:12:24Z | - |
dc.date.accessioned | 2016-10-25T20:38:07Z | - |
dc.date.available | 2015-03-23T15:12:24Z | - |
dc.date.available | 2016-10-25T20:38:07Z | - |
dc.date.issued | 2011 | - |
dc.identifier.citation | CODO, Natalia Salvato. A cigarra e a formiga: um recurso pedagógico para a organização do trabalho com o desenvolvimento moral. 2011. 52 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2011. | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/118691 | - |
dc.identifier.uri | http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/118691 | - |
dc.description.abstract | The problem addressed in this undergraduate thesis is whether the different endings of the fable The Ant and the Grasshopper permits the educator to organize from the expiatory approval to the reciprocity approval the pedagogic procedure of evolving processes, as theorized in the moral development of Jean Piaget. We used six versions of the fable, three of which ends in a expiatory way and three in the reciprocity. We discussed the data from a Piagetian theoretical standpoint and presented some strategies for the educator to pursue the development of infantile morality in the classroom in what concerns the qualitative evolution of the concept of justice | en |
dc.description.abstract | A questão de pesquisa proposta nesse trabalho de conclusão de curso é saber se o desfecho, presente nas diferentes versões da fábula A Cigarra e a Formiga, possibilita, ao educador, organizar a ação pedagógica com o processo evolutivo da sanção expiatória para a sanção por reciprocidade, na perspectiva teórica do desenvolvimento moral de Jean Piaget. Selecionamos seis versões da fábula nas quais três apresentam, no desfecho, a sanção expiatória e, as outras três, a sanção por reciprocidade. Ao discutir os dados situamos o referencial teórico piagetiano e apontamos para algumas estratégias que o educador pode utilizar em sala de aula, visando o desenvolvimento da moralidade infantil, no que se refere à evolução qualitativa do conceito de justiça | pt |
dc.format.extent | 52 f. | - |
dc.language.iso | por | - |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.source | Aleph | - |
dc.subject | Piaget, Jean, 1896-1980 | pt |
dc.subject | Fabulas | pt |
dc.subject | Educação de crianças | pt |
dc.subject | Literatura infantojuvenil | pt |
dc.subject | Educação moral e civica | pt |
dc.title | A cigarra e a formiga: um recurso pedagógico para a organização do trabalho com o desenvolvimento moral | pt |
dc.type | outro | - |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | - |
dc.identifier.file | codo_ns_tcc_rcla.pdf | - |
dc.identifier.aleph | 000690965 | - |
Appears in Collections: | Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp |
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