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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/118696
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dc.contributor.advisorCampos, Luciana Maria Lunardi [UNESP]-
dc.contributor.authorCoelho, Leandro Jorge-
dc.date.accessioned2015-03-23T15:12:28Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T20:38:07Z-
dc.date.available2015-03-23T15:12:28Z-
dc.date.available2016-10-25T20:38:07Z-
dc.date.issued2011-
dc.identifier.citationCOELHO, Leandro Jorge. Diversidade sexual e licenciandos em ciências biológicas: que professor formamos?. 2011. 1 CD-ROM. Trabalho de conclusão de curso (bacharelado - Ciências Biológicas) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Biociências de Botucatu, 2011.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/118696-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/118696-
dc.description.abstractO preconceito se caracteriza como uma atitude desfavorável em relação a um indivíduo ou a um grupo, que deriva de opiniões ou crenças na direção do inferior ou negativo, sem ponderação ou conhecimento dos fatos. Ele geralmente está relacionado a características específicas, como por exemplo, a orientação sexual. O preconceito existe em toda a sociedade, sendo encontrado, também, na escola e nas universidades. A escola se caracteriza como um espaço de (re) produção da heteronormatividade, o que leva à (re) produção da homofobia. Os professores de Ciências e Biologia abordam, nos conteúdos específicos de suas disciplinas, questões referentes à sexualidade, o que faz com que se caracterizem como figuras fundamentais para promover reflexões sobre a diversidade sexual e o preconceito dentro da escola. O objetivo deste estudo foi identificar e compreender elementos da representação sobre (homo) sexualidade e homofobia em alunos de um curso de licenciatura em Ciências Biológicas. Licenciandos em Ciências Biológicas, num total de 69, responderam a um questionário, que foi elaborado, visando facilitar a exposição de idéias, crenças e concepções acerca da homossexualidade e da homofobia. Os resultados indicam que, embora alguns alunos encarem a homossexualidade de forma natural, inclusive condenando a homofobia, muitas vezes a aparente naturalidade encobre concepções preconceituosas e heteronormativas; mostrando que o preconceito velado ou implícito está presente nos discursos e crenças de licenciandos em Ciências Biológicas. Em alguns itens do questionário foi possível perceber ainda concepções explicitamente preconceituosas. Faz-se necessária, portanto, uma reflexão nas instituições formadoras de professores, que leve à reformulação dos cursos de licenciatura em Ciências Biológicas, ....(Resumo completo, clicar acesso eletrônico abaixo)pt
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourceAleph-
dc.subjectHomofobiapt
dc.subjectLicenciaturapt
dc.subjectProfessores - Formaçãopt
dc.subjectSexismopt
dc.titleDiversidade sexual e licenciandos em ciências biológicas: que professor formamos?pt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.filecoelho_lj_tcc_botib.pdf-
dc.identifier.aleph000705822-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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