Please use this identifier to cite or link to this item:
http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/118696
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Campos, Luciana Maria Lunardi [UNESP] | - |
dc.contributor.author | Coelho, Leandro Jorge | - |
dc.date.accessioned | 2015-03-23T15:12:28Z | - |
dc.date.accessioned | 2016-10-25T20:38:07Z | - |
dc.date.available | 2015-03-23T15:12:28Z | - |
dc.date.available | 2016-10-25T20:38:07Z | - |
dc.date.issued | 2011 | - |
dc.identifier.citation | COELHO, Leandro Jorge. Diversidade sexual e licenciandos em ciências biológicas: que professor formamos?. 2011. 1 CD-ROM. Trabalho de conclusão de curso (bacharelado - Ciências Biológicas) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Biociências de Botucatu, 2011. | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/118696 | - |
dc.identifier.uri | http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/118696 | - |
dc.description.abstract | O preconceito se caracteriza como uma atitude desfavorável em relação a um indivíduo ou a um grupo, que deriva de opiniões ou crenças na direção do inferior ou negativo, sem ponderação ou conhecimento dos fatos. Ele geralmente está relacionado a características específicas, como por exemplo, a orientação sexual. O preconceito existe em toda a sociedade, sendo encontrado, também, na escola e nas universidades. A escola se caracteriza como um espaço de (re) produção da heteronormatividade, o que leva à (re) produção da homofobia. Os professores de Ciências e Biologia abordam, nos conteúdos específicos de suas disciplinas, questões referentes à sexualidade, o que faz com que se caracterizem como figuras fundamentais para promover reflexões sobre a diversidade sexual e o preconceito dentro da escola. O objetivo deste estudo foi identificar e compreender elementos da representação sobre (homo) sexualidade e homofobia em alunos de um curso de licenciatura em Ciências Biológicas. Licenciandos em Ciências Biológicas, num total de 69, responderam a um questionário, que foi elaborado, visando facilitar a exposição de idéias, crenças e concepções acerca da homossexualidade e da homofobia. Os resultados indicam que, embora alguns alunos encarem a homossexualidade de forma natural, inclusive condenando a homofobia, muitas vezes a aparente naturalidade encobre concepções preconceituosas e heteronormativas; mostrando que o preconceito velado ou implícito está presente nos discursos e crenças de licenciandos em Ciências Biológicas. Em alguns itens do questionário foi possível perceber ainda concepções explicitamente preconceituosas. Faz-se necessária, portanto, uma reflexão nas instituições formadoras de professores, que leve à reformulação dos cursos de licenciatura em Ciências Biológicas, ....(Resumo completo, clicar acesso eletrônico abaixo) | pt |
dc.language.iso | por | - |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.source | Aleph | - |
dc.subject | Homofobia | pt |
dc.subject | Licenciatura | pt |
dc.subject | Professores - Formação | pt |
dc.subject | Sexismo | pt |
dc.title | Diversidade sexual e licenciandos em ciências biológicas: que professor formamos? | pt |
dc.type | outro | - |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | - |
dc.identifier.file | coelho_lj_tcc_botib.pdf | - |
dc.identifier.aleph | 000705822 | - |
Appears in Collections: | Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp |
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.