Please use this identifier to cite or link to this item:
http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/118757
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Aguiar, Carmen Maria [UNESP] | - |
dc.contributor.author | Costa, Carla Eduarda Dias da | - |
dc.date.accessioned | 2015-03-23T15:12:47Z | - |
dc.date.accessioned | 2016-10-25T20:38:15Z | - |
dc.date.available | 2015-03-23T15:12:47Z | - |
dc.date.available | 2016-10-25T20:38:15Z | - |
dc.date.issued | 2012 | - |
dc.identifier.citation | COSTA, Carla Eduarda Dias da. Dança e educação: a arte em incluir. 2012. 52 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2012. | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/118757 | - |
dc.identifier.uri | http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/118757 | - |
dc.description.abstract | O trabalho proposto irá destacar as possibilidades que a Dança traz para o aluno com necessidades educativas especiais em sua inserção escolar, seus elementos de desenvolvimento, na busca de romper assim modelos e paradigmas que a sociedade por anos tenta conservar. As revisões literárias irão compor todo o procedimento metodológico, resultando então em uma pesquisa bibliográfica. Arte e educação poderão apontar que podem produzir conhecimentos científicos e significativos. Nesse sentido, a Dança tornará um subsídio que tende a facilitar o processo de desenvolvimento das pessoas com deficiência. A inclusão atualmente adentra-se em um caminho social, cultural, político e educacional e assim exige atuações que inovem todo esse processo. A escola poderá se utilizar dessa inovação, juntamente com o educador? Assim o trabalho explicitará que a Dança possui funções que desenvolverá esse processo, pois essa poderá então favorecer nesse processo buscando inovar e criar identidades. Então é necessário buscar a compreensão dessa arte, para que se torne significativa e produza conhecimentos, podendo assim criar novos sentidos de viver as pessoas com deficiência. Por fim pretendo mostrar que a Dança possui ações, movimentos e expressões que são elementos que possibilitam a interação com o outro dentro do contexto escolar, proporcionando assim aos alunos com necessidades educativas especiais uma visão do meio em que vivem, sabendo respeitar seus limites. Nesse sentido, a Dança apontará que possui capacidades de nos revelar que a arte não se encontra no que é belo, mas no que é sentido | pt |
dc.format.extent | 52 f. | - |
dc.language.iso | por | - |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.source | Aleph | - |
dc.subject | Dança | pt |
dc.subject | Educação especial | pt |
dc.subject | Inclusão social | pt |
dc.subject | Arte e educação | pt |
dc.title | Dança e educação: a arte em incluir | pt |
dc.type | outro | - |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | - |
dc.identifier.file | costa_ced_tcc_rcla.pdf | - |
dc.identifier.aleph | 000716249 | - |
Appears in Collections: | Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp |
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.