You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/118759
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorPezzato, João Pedro [UNESP]-
dc.contributor.authorCosta, Christiane Fernanda da-
dc.date.accessioned2015-03-23T15:12:47Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T20:38:15Z-
dc.date.available2015-03-23T15:12:47Z-
dc.date.available2016-10-25T20:38:15Z-
dc.date.issued2012-
dc.identifier.citationCOSTA, Christiane Fernanda da. A seleção dos conteúdos cartográficos presentes na proposta curricular dos cadernos São Paulo faz escola de geografia do 6. ano do ensino fundamental II. 2012. 104 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2012.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/118759-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/118759-
dc.description.abstractCartography is one of the languages that express the knowledge of the geographic space and, therefore, the official curriculum proposals have highlighted the importance of the geography teaching which articulates its contents with this language in primary education. So, we present an analysis of the content selected to the curriculum mapping specifications of the São Paulo faz escola material, specifically for the 6th year of Elementary School II, version 2009. From the perspective of qualitative research, with instruments and techniques of quantitative and qualitative research, we analyzed documents and observed little concern with the proposition works that present the physical and social characteristics of the state of São Paulo. Also, we noticed the lack of concern with representations in local and regional scales. The research brings many examples on the global scale. It explores few activities using graphics and charts. Despite bringing thematic maps in their entirety, it does not show an example of conical projection as well as cartograms and anamorphosis. Furthermore, the trend of a technicist education is announced in the documenten
dc.description.abstractA Cartografia constitui uma das linguagens que expressam o conhecimento do espaço geográfico e, por esse motivo, as propostas curriculares oficiais têm destacado a importância do ensino de Geografia que articula seus conteúdos com essa linguagem no ensino básico. Nesse sentido, é apresentada uma análise da seleção dos conteúdos cartográficos na proposta curricular do caderno São Paulo faz escola, especificamente do 6º ano do Ensino Fundamental II, versão 2009. Na perspectiva da pesquisa qualitativa, com instrumentos e técnicas da investigação quantitativa e qualitativa, foram analisados os documentos e observado escassa preocupação com a proposição de trabalhos que apresentam as características físicas e sociais do estado de São Paulo. Notou-se, também, ausência de preocupação com representações em escalas locais e regionais. Os cadernos trazem muitos exemplos na escala global. Exploram poucas atividades com gráficos e tabelas. Apesar de trazerem em sua totalidade mapas temáticos, não apresentam um exemplo de projeção cônica, assim como de cartogramas e anamorfoses. Além disso, a tendência de ensino tecnicista é anunciada no documentopt
dc.format.extent104 f.-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourceAleph-
dc.subjectSão Paulo Faz Escolapt
dc.subjectCartografiapt
dc.subjectCartografia - Estudo e ensinopt
dc.subjectCurriculospt
dc.titleA seleção dos conteúdos cartográficos presentes na proposta curricular dos cadernos São Paulo faz escola de geografia do 6. ano do ensino fundamental IIpt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.filecosta_cf_tcc_rcla.pdf-
dc.identifier.aleph000716254-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.