Please use this identifier to cite or link to this item:
http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/118777
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Borghi, Raquel Fontes [UNESP] | - |
dc.contributor.author | Costa, Magally de Brito | - |
dc.date.accessioned | 2015-03-23T15:12:54Z | - |
dc.date.accessioned | 2016-10-25T20:38:17Z | - |
dc.date.available | 2015-03-23T15:12:54Z | - |
dc.date.available | 2016-10-25T20:38:17Z | - |
dc.date.issued | 2011 | - |
dc.identifier.citation | COSTA, Magally de Brito. Ensino fundamental de nove anos: um breve panorama de sua implantação no município de Pirassununga. 2011. 69 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2011. | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/118777 | - |
dc.identifier.uri | http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/118777 | - |
dc.description.abstract | Pela Lei Federal nº 11.274/2006, promulgada em seis de fevereiro de 2006, o ensino fundamental no Brasil passa a ter a duração de nove anos, com a inclusão de crianças de seis anos de idade. O objetivo desta Lei é assegurar um tempo maior de convívio escolar e maiores oportunidades de aprendizagem, principalmente às crianças pertencentes aos setores populares. O presente trabalho tem por objetivo analisar a lei que estende a obrigatoriedade, do ensino fundamental e traçar um panorama deste processo de ampliação no município de Pirassununga, buscando conhecer sua trajetória, bem como os aspectos positivos e negativos oriundos da nova legislação. Para alcançar os objetivos propostos a pesquisa se desenvolveu a partir de levantamento bibliográfico, bem como no levantamento de dados e informações acerca do município de Pirassununga e também através de documentos oficiais, entrevista do tipo semi-estruturada, e pesquisa em sites governamentais, relacionados com o tema. A ampliação do ensino fundamental para nove anos culmina numa ampliação de direitos, ainda que tímida, que vem sendo perseguida ao longo da história da educação brasileira. Entretanto, esta ampliação tem suscitado inúmeros questionamentos e criticas ao que refere a qualidade do ensino e a preocupação com os aportes financeiros | pt |
dc.format.extent | 69 f. | - |
dc.language.iso | por | - |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.source | Aleph | - |
dc.subject | Ensino fundamental | pt |
dc.subject | Educação e Estado | pt |
dc.subject | Escolaridade | pt |
dc.subject | Ensino - Legislação | pt |
dc.subject | Pirassununga (SP) | pt |
dc.subject | Política educacional | pt |
dc.title | Ensino fundamental de nove anos: um breve panorama de sua implantação no município de Pirassununga | pt |
dc.type | outro | - |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | - |
dc.identifier.file | costa_mb_tcc_rcla.pdf | - |
dc.identifier.aleph | 000650370 | - |
Appears in Collections: | Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp |
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.