Você está no menu de acessibilidade

Utilize este identificador para citar ou criar um link para este item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/118827
Título: 
Professores em formação: o momento da prática de ensino e a relação entre estagiários e professores-colaboradores
Autor(es): 
Cyrino, Marina
Instituição: 
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
Resumo: 
O tema Prática de Ensino, Estágio Curricular Supervisionado tem sido discutido na literatura brasileira desde o século XX, ora criticando-se a Didática, ora questionando-se a Formação dos Professores. Observa-se que não há nas políticas públicas menção sobre a formação do professor-colaborador com relação à sua preparação ou orientação, constituindo-se no problema desse estudo. Parte-se do pressuposto de que “a teoria da formação que fundamenta a prática pedagógica do professor da Educação Básica não é a mesma que fundamenta a formação inicial na universidade” e/ou que “a falta de um projeto mais amplo da formação dos formadores impedem um trabalho independente e mais objetivo”. Dessa forma objetiva-se: (a) averiguar a concepção que os estagiários têm de escola, socialização profissional e estágio no processo de aquisição da experiência de ensino por ocasião da implementação da Prática de Ensino, considerando como temas centrais a passagem de estudante-estagiário a professor-principiante; (b) identificar nos relatórios de estágio as dificuldades assinaladas, bem como as descobertas relativas à docência no que concerne aos estágios e (c) analisar as concepções que os professores das escolas se utilizam para orientar, formar e avaliar os estagiários durante o processo de estágio. Na busca dos resultados escolheu-se a pesquisa de natureza qualitativa, do tipo construcionismo social, tendo na fonte documental, na entrevista semi-estruturada e na análise de conteúdo as técnicas escolhidas. No que tange aos estagiários, encontramos que estes, no momento em que entram em contato com a prática profissional, sentem insegurança e dificuldades com relação ao fazer pedagógico. Com relação aos professorescolaboradores, observamos que há a necessidade de uma formação neste sentido, dessa forma, encontramos... (Resumo completo, clicar acesso eletrônico abaixo)
Data de publicação: 
2009
Citação: 
CYRINO, Marina. Professores em formação: o momento da prática de ensino e a relação entre estagiários e professores-colaboradores. 2009. 100 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2009.
Duração: 
100 f.
Publicador: 
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
Palavras-chaves: 
  • Professores - Formação
  • Estágio curricular
  • Formadores de professores
Endereço permanente: 
Direitos de acesso: 
Acesso aberto
Tipo: 
outro
Fonte completa:
http://repositorio.unesp.br/handle/11449/118827
Aparece nas coleções:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

Não há nenhum arquivo associado com este item.
 

Itens do Acervo digital da UNESP são protegidos por direitos autorais reservados a menos que seja expresso o contrário.