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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/118827
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dc.contributor.advisorSouza Neto, Samuel de [UNESP]-
dc.contributor.authorCyrino, Marina-
dc.date.accessioned2015-03-23T15:13:16Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T20:38:24Z-
dc.date.available2015-03-23T15:13:16Z-
dc.date.available2016-10-25T20:38:24Z-
dc.date.issued2009-
dc.identifier.citationCYRINO, Marina. Professores em formação: o momento da prática de ensino e a relação entre estagiários e professores-colaboradores. 2009. 100 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2009.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/118827-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/118827-
dc.description.abstractO tema Prática de Ensino, Estágio Curricular Supervisionado tem sido discutido na literatura brasileira desde o século XX, ora criticando-se a Didática, ora questionando-se a Formação dos Professores. Observa-se que não há nas políticas públicas menção sobre a formação do professor-colaborador com relação à sua preparação ou orientação, constituindo-se no problema desse estudo. Parte-se do pressuposto de que “a teoria da formação que fundamenta a prática pedagógica do professor da Educação Básica não é a mesma que fundamenta a formação inicial na universidade” e/ou que “a falta de um projeto mais amplo da formação dos formadores impedem um trabalho independente e mais objetivo”. Dessa forma objetiva-se: (a) averiguar a concepção que os estagiários têm de escola, socialização profissional e estágio no processo de aquisição da experiência de ensino por ocasião da implementação da Prática de Ensino, considerando como temas centrais a passagem de estudante-estagiário a professor-principiante; (b) identificar nos relatórios de estágio as dificuldades assinaladas, bem como as descobertas relativas à docência no que concerne aos estágios e (c) analisar as concepções que os professores das escolas se utilizam para orientar, formar e avaliar os estagiários durante o processo de estágio. Na busca dos resultados escolheu-se a pesquisa de natureza qualitativa, do tipo construcionismo social, tendo na fonte documental, na entrevista semi-estruturada e na análise de conteúdo as técnicas escolhidas. No que tange aos estagiários, encontramos que estes, no momento em que entram em contato com a prática profissional, sentem insegurança e dificuldades com relação ao fazer pedagógico. Com relação aos professorescolaboradores, observamos que há a necessidade de uma formação neste sentido, dessa forma, encontramos... (Resumo completo, clicar acesso eletrônico abaixo)pt
dc.format.extent100 f.-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourceAleph-
dc.subjectProfessores - Formaçãopt
dc.subjectEstágio curricularpt
dc.subjectFormadores de professorespt
dc.titleProfessores em formação: o momento da prática de ensino e a relação entre estagiários e professores-colaboradorespt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.filecyrino_m_tcc_rcla.pdf-
dc.identifier.aleph000607730-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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