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http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/118827
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Souza Neto, Samuel de [UNESP] | - |
dc.contributor.author | Cyrino, Marina | - |
dc.date.accessioned | 2015-03-23T15:13:16Z | - |
dc.date.accessioned | 2016-10-25T20:38:24Z | - |
dc.date.available | 2015-03-23T15:13:16Z | - |
dc.date.available | 2016-10-25T20:38:24Z | - |
dc.date.issued | 2009 | - |
dc.identifier.citation | CYRINO, Marina. Professores em formação: o momento da prática de ensino e a relação entre estagiários e professores-colaboradores. 2009. 100 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2009. | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/118827 | - |
dc.identifier.uri | http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/118827 | - |
dc.description.abstract | O tema Prática de Ensino, Estágio Curricular Supervisionado tem sido discutido na literatura brasileira desde o século XX, ora criticando-se a Didática, ora questionando-se a Formação dos Professores. Observa-se que não há nas políticas públicas menção sobre a formação do professor-colaborador com relação à sua preparação ou orientação, constituindo-se no problema desse estudo. Parte-se do pressuposto de que “a teoria da formação que fundamenta a prática pedagógica do professor da Educação Básica não é a mesma que fundamenta a formação inicial na universidade” e/ou que “a falta de um projeto mais amplo da formação dos formadores impedem um trabalho independente e mais objetivo”. Dessa forma objetiva-se: (a) averiguar a concepção que os estagiários têm de escola, socialização profissional e estágio no processo de aquisição da experiência de ensino por ocasião da implementação da Prática de Ensino, considerando como temas centrais a passagem de estudante-estagiário a professor-principiante; (b) identificar nos relatórios de estágio as dificuldades assinaladas, bem como as descobertas relativas à docência no que concerne aos estágios e (c) analisar as concepções que os professores das escolas se utilizam para orientar, formar e avaliar os estagiários durante o processo de estágio. Na busca dos resultados escolheu-se a pesquisa de natureza qualitativa, do tipo construcionismo social, tendo na fonte documental, na entrevista semi-estruturada e na análise de conteúdo as técnicas escolhidas. No que tange aos estagiários, encontramos que estes, no momento em que entram em contato com a prática profissional, sentem insegurança e dificuldades com relação ao fazer pedagógico. Com relação aos professorescolaboradores, observamos que há a necessidade de uma formação neste sentido, dessa forma, encontramos... (Resumo completo, clicar acesso eletrônico abaixo) | pt |
dc.format.extent | 100 f. | - |
dc.language.iso | por | - |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.source | Aleph | - |
dc.subject | Professores - Formação | pt |
dc.subject | Estágio curricular | pt |
dc.subject | Formadores de professores | pt |
dc.title | Professores em formação: o momento da prática de ensino e a relação entre estagiários e professores-colaboradores | pt |
dc.type | outro | - |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | - |
dc.identifier.file | cyrino_m_tcc_rcla.pdf | - |
dc.identifier.aleph | 000607730 | - |
Appears in Collections: | Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp |
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