Please use this identifier to cite or link to this item:
http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/118834
- Title:
- Aspectos envolvendo as atitudes negativas de alunos com relação à matemática no primeiro ciclo do ensino fundamental
- Dalavilla, Angelica Lopes
- Universidade Estadual Paulista (UNESP)
- A matemática é vista pela maioria das pessoas como a disciplina escolar mais difícil. Muitas pessoas a vêem, desde muito cedo, como um “bicho de sete cabeças”, e pais e alguns professores, muitas vezes, colaboram com essa situação. Considerando que muitas investigações envolvendo as atitudes dos alunos em relação à matemática já foram realizadas na área da Educação Matemática, o objetivo desta pesquisa foi sistematizar os principais resultados nelas apresentados. As atitudes negativas dos alunos em relação à matemática estão associadas a quais aspectos? Esta será a questão norteadora da investigação. Mais especificamente, foi realizada uma pesquisa qualitativa bibliográfica sobre as atitudes dos alunos do primeiro ciclo do Ensino Fundamental em relação à matemática. A partir dela, elencamos e analisamos, em oito pesquisas selecionadas, motivos que podem estar associados às atitudes negativas dos alunos em relação à matemática. Para tanto, utilizamos o banco de teses e dissertações da Capes, bem como outros trabalhos recentes como fontes de investigação.. Parte significativa dos estudos reforça a relação entre as atitudes dos alunos frente à Matemática e os aspectos envolvidos no processo de ensino e aprendizagem dessa disciplina e todos eles apontam o papel do professor como principal responsável pelas atitudes positivas e/ou negativas apresentadas pelos alunos com relação à matemática, ainda que a família também tenha sido citada como relevante no processo
- 2014
- DALAVILLA, Angelica Lopes. Aspectos envolvendo as atitudes negativas de alunos com relação à matemática no primeiro ciclo do ensino fundamental. 2014. 45 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2014.
- 45 f.
- Universidade Estadual Paulista (UNESP)
- Matemática - Estudo e ensino
- Ensino fundamental
- Aprendizagem
- Atitude (Psicologia)
- Dificuldades no Ensino
- Acesso aberto
- outro
- http://repositorio.unesp.br/handle/11449/118834
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.