Please use this identifier to cite or link to this item:
http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/118834
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Silva, Heloisa da [UNESP] | - |
dc.contributor.author | Dalavilla, Angelica Lopes | - |
dc.date.accessioned | 2015-03-23T15:13:18Z | - |
dc.date.accessioned | 2016-10-25T20:38:25Z | - |
dc.date.available | 2015-03-23T15:13:18Z | - |
dc.date.available | 2016-10-25T20:38:25Z | - |
dc.date.issued | 2014 | - |
dc.identifier.citation | DALAVILLA, Angelica Lopes. Aspectos envolvendo as atitudes negativas de alunos com relação à matemática no primeiro ciclo do ensino fundamental. 2014. 45 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2014. | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/118834 | - |
dc.identifier.uri | http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/118834 | - |
dc.description.abstract | A matemática é vista pela maioria das pessoas como a disciplina escolar mais difícil. Muitas pessoas a vêem, desde muito cedo, como um “bicho de sete cabeças”, e pais e alguns professores, muitas vezes, colaboram com essa situação. Considerando que muitas investigações envolvendo as atitudes dos alunos em relação à matemática já foram realizadas na área da Educação Matemática, o objetivo desta pesquisa foi sistematizar os principais resultados nelas apresentados. As atitudes negativas dos alunos em relação à matemática estão associadas a quais aspectos? Esta será a questão norteadora da investigação. Mais especificamente, foi realizada uma pesquisa qualitativa bibliográfica sobre as atitudes dos alunos do primeiro ciclo do Ensino Fundamental em relação à matemática. A partir dela, elencamos e analisamos, em oito pesquisas selecionadas, motivos que podem estar associados às atitudes negativas dos alunos em relação à matemática. Para tanto, utilizamos o banco de teses e dissertações da Capes, bem como outros trabalhos recentes como fontes de investigação.. Parte significativa dos estudos reforça a relação entre as atitudes dos alunos frente à Matemática e os aspectos envolvidos no processo de ensino e aprendizagem dessa disciplina e todos eles apontam o papel do professor como principal responsável pelas atitudes positivas e/ou negativas apresentadas pelos alunos com relação à matemática, ainda que a família também tenha sido citada como relevante no processo | pt |
dc.format.extent | 45 f. | - |
dc.language.iso | por | - |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.source | Aleph | - |
dc.subject | Matemática - Estudo e ensino | pt |
dc.subject | Ensino fundamental | pt |
dc.subject | Aprendizagem | pt |
dc.subject | Atitude (Psicologia) | pt |
dc.subject | Dificuldades no Ensino | pt |
dc.title | Aspectos envolvendo as atitudes negativas de alunos com relação à matemática no primeiro ciclo do ensino fundamental | pt |
dc.type | outro | - |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | - |
dc.identifier.file | 000805461.pdf | - |
dc.identifier.aleph | 000805461 | - |
Appears in Collections: | Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp |
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.