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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/118872
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DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorBotucatu, Luciana M. Lunardi Campos [UNESP]-
dc.contributor.authorDias, Alan Bronzeri-
dc.date.accessioned2015-03-23T15:13:36Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T20:38:30Z-
dc.date.available2015-03-23T15:13:36Z-
dc.date.available2016-10-25T20:38:30Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifier.citationDIAS, Alan Bronzeri. Formação inicial de professores de ciências biológicas no contexto da educação inclusiva: o que revelam licenciandos. 2013. 1 CD-ROM. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Ciências Biológicas) - Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho, Instituto de Biociências de Botucatu, 2013.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/118872-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/118872-
dc.description.abstractA inclusão escolar de alunos com deficiência é um processo amplo,que exige a transformação de concepções e práticas discriminatórias na escola e em sala de aula e, no centro dessa transformação, encontra-se o professor e sua formação. A formação inicial é compreendida como um momento crucial para a reflexão e a aceitação da diversidade e das potencialidades e habilidades individuais. No entanto, o despreparo para atuação junto aos alunos com deficiência é uma realidade, já denunciada por inúmeras investigações. Neste contexto, desenvolveu-se o presente estudo que teve por objetivo identificar e analisar conhecimentos e compreensões de alunos da licenciatura sobre educação inclusiva. Participaram do estudo 90 alunos do último ano do curso de Ciências Biológicas – Licenciatura, dos períodos integral e noturno de uma universidade pública estadual do interior de São Paulo, em 2012 e 2013. Os dados foram coletados por meio de questionário, com sete perguntas que envolviam a compreensão de educação inclusiva, de necessidade educacional especial e das dificuldades para inclusão escolar; o contato com a inclusão escolar e atuação como professor em contexto inclusivo. Os resultados indicaram que os licenciandos associam necessidades educacionais especiais aos alunos deficientes, possuem uma compreensão ampla e generalista de educação inclusiva e identificam inúmeros fatores que dificultam esse processo, sendo o despreparo do professor o principal fator. Durante sua formação inicial, eles não tiveram contato intencional e refletido com o processo inclusivo e embora indiquem o compromisso com uma atuação pedagógica que inclua alunos com necessidades especiais, apontaram a busca de conhecimentos como sua principal iniciativa nessa atuaçãopt
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourceAleph-
dc.subjectEducação inclusivapt
dc.subjectProfessores - Formaçãopt
dc.subjectProfessores de educação especial - Formaçãopt
dc.subjectLicenciaturapt
dc.subjectInclusive educationpt
dc.titleFormação inicial de professores de ciências biológicas no contexto da educação inclusiva: o que revelam licenciandospt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.file000807058.pdf-
dc.identifier.aleph000807058-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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