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http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/118872
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Botucatu, Luciana M. Lunardi Campos [UNESP] | - |
dc.contributor.author | Dias, Alan Bronzeri | - |
dc.date.accessioned | 2015-03-23T15:13:36Z | - |
dc.date.accessioned | 2016-10-25T20:38:30Z | - |
dc.date.available | 2015-03-23T15:13:36Z | - |
dc.date.available | 2016-10-25T20:38:30Z | - |
dc.date.issued | 2013 | - |
dc.identifier.citation | DIAS, Alan Bronzeri. Formação inicial de professores de ciências biológicas no contexto da educação inclusiva: o que revelam licenciandos. 2013. 1 CD-ROM. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Ciências Biológicas) - Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho, Instituto de Biociências de Botucatu, 2013. | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/118872 | - |
dc.identifier.uri | http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/118872 | - |
dc.description.abstract | A inclusão escolar de alunos com deficiência é um processo amplo,que exige a transformação de concepções e práticas discriminatórias na escola e em sala de aula e, no centro dessa transformação, encontra-se o professor e sua formação. A formação inicial é compreendida como um momento crucial para a reflexão e a aceitação da diversidade e das potencialidades e habilidades individuais. No entanto, o despreparo para atuação junto aos alunos com deficiência é uma realidade, já denunciada por inúmeras investigações. Neste contexto, desenvolveu-se o presente estudo que teve por objetivo identificar e analisar conhecimentos e compreensões de alunos da licenciatura sobre educação inclusiva. Participaram do estudo 90 alunos do último ano do curso de Ciências Biológicas – Licenciatura, dos períodos integral e noturno de uma universidade pública estadual do interior de São Paulo, em 2012 e 2013. Os dados foram coletados por meio de questionário, com sete perguntas que envolviam a compreensão de educação inclusiva, de necessidade educacional especial e das dificuldades para inclusão escolar; o contato com a inclusão escolar e atuação como professor em contexto inclusivo. Os resultados indicaram que os licenciandos associam necessidades educacionais especiais aos alunos deficientes, possuem uma compreensão ampla e generalista de educação inclusiva e identificam inúmeros fatores que dificultam esse processo, sendo o despreparo do professor o principal fator. Durante sua formação inicial, eles não tiveram contato intencional e refletido com o processo inclusivo e embora indiquem o compromisso com uma atuação pedagógica que inclua alunos com necessidades especiais, apontaram a busca de conhecimentos como sua principal iniciativa nessa atuação | pt |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | - |
dc.language.iso | por | - |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.source | Aleph | - |
dc.subject | Educação inclusiva | pt |
dc.subject | Professores - Formação | pt |
dc.subject | Professores de educação especial - Formação | pt |
dc.subject | Licenciatura | pt |
dc.subject | Inclusive education | pt |
dc.title | Formação inicial de professores de ciências biológicas no contexto da educação inclusiva: o que revelam licenciandos | pt |
dc.type | outro | - |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | - |
dc.identifier.file | 000807058.pdf | - |
dc.identifier.aleph | 000807058 | - |
Appears in Collections: | Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp |
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