You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/118875
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorLeite, César Donizetti Pereira [UNESP]-
dc.contributor.authorDias, Gabriela Fernanda-
dc.date.accessioned2015-03-23T15:13:42Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T20:38:30Z-
dc.date.available2015-03-23T15:13:42Z-
dc.date.available2016-10-25T20:38:30Z-
dc.date.issued2012-
dc.identifier.citationDIAS, Gabriela Fernanda. Cri-an-ça: a criatividade, a infância e a imaginação expressadas no desenho (porque os adultos têm sempre necessidade de explicações detalhadas). 2012. 32 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2012.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/118875-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/118875-
dc.description.abstractO interesse por esta temática de trabalho surgiu a partir de um estudo realizado em minha iniciação científica, que tem por título “Ação, Câmera, Luz: Entre imagens e olhares – experiência de infâncias e montagens” desenvolvido no Departamento de Educação do Instituto de Biociências, localizado na Universidade Estadual Paulista – UNESP/Rio Claro. Como o próprio título sugere, ela tem por principal objetivo inverter a lógica da conhecida frase: “Luz, Câmera, Ação”. Este trabalho, ao inverter a ordem dos fatores, busca ver se ao deixarmos a ação das crianças livre, o que se produziria seria algo mais verdadeiro, mais significativo, de fato. O que a ausência de intencionalidade geraria aos produtores de imagens. A partir de então, comecei a imaginar outro tipo de produção de imagens, não mais com câmeras fotográficas e filmadoras, mas de próprio punho. Portanto, este trabalho tem por objetivo analisar as crianças, e suas realidades através do que elas mesmas nos dizem e nos mostram em seu dia a dia por meio de seus desenhos. Os desenhos utilizados foram retirados de uma instituição de ensino não formal da cidade de Rio Claro, e entendidos como documentos. A pesquisa traz também um aporte teórico com as concepções sobre desenho infantil de alguns teóricos, como Lowenfel, Greig, La Pastina, Vigotski entre outrospt
dc.format.extent32 f.-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourceAleph-
dc.subjectEducação pre-escolarpt
dc.subjectDesenho infantilpt
dc.subjectCriatividade nas criançaspt
dc.subjectArtes e criançaspt
dc.subjectInfânciapt
dc.subjectImaginaçãopt
dc.titleCri-an-ça: a criatividade, a infância e a imaginação expressadas no desenho (porque os adultos têm sempre necessidade de explicações detalhadas)pt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.filedias_gf_tcc_rcla.pdf-
dc.identifier.aleph000716180-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.