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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/118916
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dc.contributor.advisorCampos, Luciana Maria Lunardi [UNESP]-
dc.contributor.authorDornelles, Carolina Martins da Vitória-
dc.date.accessioned2015-03-23T15:14:08Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T20:38:35Z-
dc.date.available2015-03-23T15:14:08Z-
dc.date.available2016-10-25T20:38:35Z-
dc.date.issued2008-
dc.identifier.citationDORNELLES, Carolina Martins da Vitória. Botânica na educação ambiental: jogos como propostas para a educação infantil. 2008. 1 CD-ROM. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Ciências Biológicas) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Botucatu, 2008.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/118916-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/118916-
dc.description.abstractAs ações do homem têm causado danos à natureza, colocando em risco a vida na Terra, muitas vezes, pelo erro de se acreditar na infinitude dos recursos naturais. Torna-se assim necessário um processo de educação para a formação da consciência ecológica, que pode ser definido como Educação Ambiental. A Botânica é o estudo do Reino Vegetal, o que envolve seus aspectos estruturais, sua fisiologia, bem como seu papel no meio ambiente, sendo que este último tem recebido muita ênfase, dada a importância dos vegetais na manutenção das condições da vida. Dada essa forte relação entre a Botânica e a Preservação ambiental, torna-se relevante a busca por propostas de ensino que articulem estes dois campos. Documentos como os Parâmetros Curriculares Nacionais, do ensino médio e do ensino fundamental, assim como o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil incentivam uma abordagem contextualizada dos assuntos relacionados ao meio ambiente, de forma a permitir ao aluno, não apenas a compreensão da diversidade e complexidade dos seres vivos, mas também, a percepção de seu próprio papel como agente transformador do ambiente. No nível infantil, a educação ambiental é um dos temas que pode e deve ser abordado, favorecendo a formação da consciência ambiental que se deseja, bem como despertando o interesse pelo ensino de Botânica para que este permaneça nos próximos níveis de ensino e para a vida. A importância das atividades práticas na Educação Infantil é inquestionável e o jogo é uma das atividades que favorece o desenvolvimento da criança, podendo ser utilizado como material didático capaz de auxiliar na formação de indivíduos críticos e criativos. Reconhecendo-se a importância da abordagem dos conhecimentos de Botânica para o desenvolvimento de temas de Educação Ambiental e a necessidade da... (Resumo completo, clicar acesso eletrônico abaixo)pt
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourceAleph-
dc.subjectEducação ambiental - Ensino fundamentalpt
dc.subjectBotânicapt
dc.subjectProteção ambientalpt
dc.subjectEducação de criança - jogospt
dc.titleBotânica na educação ambiental: jogos como propostas para a educação infantilpt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.filedornelles_cmv_tcc_bot.pdf-
dc.identifier.aleph000614912-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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