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http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/118916
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Campos, Luciana Maria Lunardi [UNESP] | - |
dc.contributor.author | Dornelles, Carolina Martins da Vitória | - |
dc.date.accessioned | 2015-03-23T15:14:08Z | - |
dc.date.accessioned | 2016-10-25T20:38:35Z | - |
dc.date.available | 2015-03-23T15:14:08Z | - |
dc.date.available | 2016-10-25T20:38:35Z | - |
dc.date.issued | 2008 | - |
dc.identifier.citation | DORNELLES, Carolina Martins da Vitória. Botânica na educação ambiental: jogos como propostas para a educação infantil. 2008. 1 CD-ROM. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Ciências Biológicas) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Botucatu, 2008. | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/118916 | - |
dc.identifier.uri | http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/118916 | - |
dc.description.abstract | As ações do homem têm causado danos à natureza, colocando em risco a vida na Terra, muitas vezes, pelo erro de se acreditar na infinitude dos recursos naturais. Torna-se assim necessário um processo de educação para a formação da consciência ecológica, que pode ser definido como Educação Ambiental. A Botânica é o estudo do Reino Vegetal, o que envolve seus aspectos estruturais, sua fisiologia, bem como seu papel no meio ambiente, sendo que este último tem recebido muita ênfase, dada a importância dos vegetais na manutenção das condições da vida. Dada essa forte relação entre a Botânica e a Preservação ambiental, torna-se relevante a busca por propostas de ensino que articulem estes dois campos. Documentos como os Parâmetros Curriculares Nacionais, do ensino médio e do ensino fundamental, assim como o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil incentivam uma abordagem contextualizada dos assuntos relacionados ao meio ambiente, de forma a permitir ao aluno, não apenas a compreensão da diversidade e complexidade dos seres vivos, mas também, a percepção de seu próprio papel como agente transformador do ambiente. No nível infantil, a educação ambiental é um dos temas que pode e deve ser abordado, favorecendo a formação da consciência ambiental que se deseja, bem como despertando o interesse pelo ensino de Botânica para que este permaneça nos próximos níveis de ensino e para a vida. A importância das atividades práticas na Educação Infantil é inquestionável e o jogo é uma das atividades que favorece o desenvolvimento da criança, podendo ser utilizado como material didático capaz de auxiliar na formação de indivíduos críticos e criativos. Reconhecendo-se a importância da abordagem dos conhecimentos de Botânica para o desenvolvimento de temas de Educação Ambiental e a necessidade da... (Resumo completo, clicar acesso eletrônico abaixo) | pt |
dc.language.iso | por | - |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.source | Aleph | - |
dc.subject | Educação ambiental - Ensino fundamental | pt |
dc.subject | Botânica | pt |
dc.subject | Proteção ambiental | pt |
dc.subject | Educação de criança - jogos | pt |
dc.title | Botânica na educação ambiental: jogos como propostas para a educação infantil | pt |
dc.type | outro | - |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | - |
dc.identifier.file | dornelles_cmv_tcc_bot.pdf | - |
dc.identifier.aleph | 000614912 | - |
Appears in Collections: | Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp |
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