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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/118952
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DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorGabriel, Eliana Maria Nicolini [UNESP]-
dc.contributor.advisorDiniz, Renato Eugênio da Silva [UNESP]-
dc.contributor.authorEsteves, Maria Clara da Silva-
dc.date.accessioned2015-03-23T15:14:29Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T20:38:40Z-
dc.date.available2015-03-23T15:14:29Z-
dc.date.available2016-10-25T20:38:40Z-
dc.date.issued2008-
dc.identifier.citationESTEVES, Maria Clara da Silva. Trilhando os caminhos da educação ambiental: proposta da escola do meio ambiente buscando sensibilizar os professores do ensino fundamental I. 2008. 1 CD-ROM. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura - Ciências Biológicas) Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Botucatu, 2008.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/118952-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/118952-
dc.description.abstractAtualmente a educação ambiental é fundamental para a promoção de um novo modelo de desenvolvimento. Consciente disso, a Prefeitura de Botucatu implantou, através da Secretaria Municipal de Educação, a Escola do Meio Ambiente (EMA). A EMA foi inaugurada em 2005 e apesar de ser considerada como referencial em educação ambiental por pessoas da mídia local, da comunidade, por professores universitários e mesmo por outros municípios, não se notava o envolvimento dos professores da rede municipal de ensino de Botucatu para com o projeto. Esse fato foi atribuído à falta de conhecimento a respeito dos trabalhos desenvolvidos pela escola, de seus objetivos e mesmo, à falta de informações sobre temas ligados às questões ambientais. Com a finalidade de reverter este quadro, foi proposto, à Secretaria Municipal de Educação, o curso de capacitação “Trilhando os Caminhos da Educação Ambiental”, destinado a professores do ensino fundamental I da rede municipal de educação de Botucatu. Quatro dias foram cedidos para sua realização. Preparou-se, ainda, uma cartilha, material didático de apoio aos professores, contendo os principais assuntos abordados em cada uma das trilhas temáticas e interpretativas coordenadas pela Escola do Meio Ambiente, além de sugestões para a leitura de livros que fazem parte do acervo da Sala Verde, biblioteca localizada na área da EMA. O presente trabalho foi realizado a partir do referido curso que foi elaborado e ministrado pela equipe da Escola do Meio Ambiente (EMA). Seu objetivo principal foi divulgar aos professores os trabalhos desenvolvidos pela escola e mostrar a importância da participação do educador dando continuidade à experiência vivenciada por seus alunos nas trilhas temáticas e interpretativas da EMA. Buscando, dessa forma, a compreensão de que seu envolvimento é fundamental para que o aluno, de fato... (Resumo completo, clicar acesso eletrônico abaixo)pt
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourceAleph-
dc.subjectEducação ambientalpt
dc.subjectMeio ambientept
dc.titleTrilhando os caminhos da educação ambiental: proposta da escola do meio ambiente buscando sensibilizar os professores do ensino fundamental Ipt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.fileesteves_mcs_tcc_botib.pdf-
dc.identifier.aleph000620513-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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