You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/119011
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorAragão, José Euzébio de Oliveira Souza [UNESP]-
dc.contributor.authorFernandes, Michele-
dc.date.accessioned2015-03-23T15:15:03Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T20:38:47Z-
dc.date.available2015-03-23T15:15:03Z-
dc.date.available2016-10-25T20:38:47Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.citationFERNANDES, Michele. A ideologia dos filmes utilizados na educação infantil: uma análise a partir da teoria crítica. 2014. 76 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2014.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/119011-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/119011-
dc.description.abstractThis work has as purpose to show what are the influences of media in the education and in the shaping the thinking and understand that ideologies are present in the films used in the classroom in kindergarten. For this, I directed the discussion beginning by concepts as Ideology and its more different definitions by several thinkers over the years, the thinkers of Critical Theory of Frankfurt School, called “frankfurtians” of first and second generation of this school, also making an association between Cinema and Education, evidencing concepts involving this association as Cultural Industry, using films properly in classrooms in kindergarten, with the teacher as mediator and then discussed what amounts of movies on children's education, how they assist and deepen the knowledge developed by students in schools of infantile education. Additionally, they are exposed the different opinions about the subject Film and Education for students from kindergarten, what benefits and what disadvantages in the use of films, the different opinions on the subject. We also discuss, in this work, the ideologies present in three films produced by Walt Disney, they are Cinderella, Snow White and the Seven Dwarfs and Alice in Wonderland, relating them to how they can contribute to the development and learning students in kindergarten. I associated more as possible the previous discussions to analyze the ideologies present in these films, by summarizing these, and decomposing them through an analysis tool called frame. Finally, I completed everything that was discussed and analyzed, which students in kindergarten may develop with the use of films in schools, what they contribute, in some way, for the learning and education of students as viewers using the school as access to different cultures and the teacher as a mediator of this relationshipen
dc.description.abstractEste trabalho tem como objetivo mostrar quais as influências da mídia na educação e na formação do pensamento e compreender que ideologias estão presentes nos filmes utilizados em sala de aula na Educação Infantil. Para tanto, direcionei a discussão começando por conceitos como Ideologia e suas mais diferentes definições por diversos pensadores ao longo dos anos, a Teoria Crítica dos pensadores da Escola de Frankfurt, os chamados frankfurtianos da primeira e da segunda geração desta escola, fazendo também uma associação entre Cinema e Educação, evidenciando conceitos que envolvem esta associação, como Indústria Cultural, como utilizar filmes adequadamente nas salas de aula na Educação Infantil, tendo o professor como mediador, e depois, discutimos sobre quais as importâncias dos filmes na Educação infantil, de que forma eles auxiliam e aprofundam o conhecimento desenvolvido pelo aluno nas escolas de Educação Infantil. Adicionalmente, são expostas as diferentes opiniões sobre o tema Cinema e Educação para o desenvolvimento dos alunos da Educação Infantil, quais os benefícios e quais desvantagens na utilização dos filmes, as diferentes opiniões sobre o tema. Discutimos então, neste trabalho, as ideologias presentes em três filmes produzidos pela Walt Disney, sendo eles Cinderela, A Branca de Neve e os Sete anões e Alice no país das maravilhas, relacionando-os com de que forma podem contribuir para o desenvolvimento e aprendizado dos alunos na Educação Infantil. Associei de maneira mais possível às discussões anteriores ao analisar as ideologias presentes nesses filmes, fazendo um resumo destes, e decompondo-os através de uma ferramenta de análise denominada fotograma. Por fim, concluí de tudo o que foi discutido e analisado, o que os alunos na Educação Infantil podem desenvolver com a utilização dos filmes dentro das escolas, com o que eles contribuem, de certa forma, para o aprendizado e...pt
dc.format.extent76 f.-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourceAleph-
dc.subjectEducaçãopt
dc.subjectEducação de criançaspt
dc.subjectCinema na educaçãopt
dc.subjectFilmes infantispt
dc.subjectIndustria culturalpt
dc.subjectIdeologia e cinemapt
dc.subjectIdeologia e educaçãopt
dc.subjectTeoria críticapt
dc.titleA ideologia dos filmes utilizados na educação infantil: uma análise a partir da teoria críticapt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.file000804934.pdf-
dc.identifier.aleph000804934-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.