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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/119035
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dc.contributor.advisorMatelli, José Alexandre [UNESP]-
dc.contributor.authorFerreira, Daniel Hagestedt-
dc.date.accessioned2015-03-23T15:15:15Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T20:38:50Z-
dc.date.available2015-03-23T15:15:15Z-
dc.date.available2016-10-25T20:38:50Z-
dc.date.issued2011-
dc.identifier.citationFERREIRA, Daniel Hagestedt. Cogeração em uma indústria automobilística. 2011. 1 CD-ROM. Trabalho de conclusão de curso (bacharelado - Engenharia Mecânica) – Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá, 2011.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/119035-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/119035-
dc.description.abstractThe search for energy efficiency improvement is a common concern in many companies. Cogeneration is a well known technique but not so spread in Brazil, despite its potential for energy costs reduction through heat recovery from prime movers. In this work, a preliminary technical and economic study is carried out for a cogeneration plant application in an automotive industry of São Paulo. Though mathematics modeling, three 2435 kW internal combustion engines are selected. When compared to the current status (no cogeneration), annual savings of about 2,2 MR$ are obtained, resulting a almost 3 years paybacken
dc.description.abstractA busca pela melhoria da eficiência energética é uma preocupação comum das organizações. A cogeração é uma técnica bem conhecida, porém não muito difundida no país, mas que pode levar à redução dos custos com energia através da recuperação de calor residual de acionadores primários. Neste trabalho, é conduzido um estudo preliminar de viabilidade técnica e econômica da instalação de uma central de cogeração em uma indústria automobilística da grande São Paulo. Foi prevista, através de modelagem matemática, a necessidade de três motores de combustão interna de 2435 kW cada e recuperação do calor associado aos gases de exaustão para geração de vapor saturado. Comparada com a situação atual (sem cogeração), uma despesa energética de cerca de 2,2 MR$ é evitada, resultando em um payback de pouco menos de 3 anospt
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourceAleph-
dc.subjectEnergia eletrica e calor - Cogeraçãopt
dc.subjectMotores de combustão internapt
dc.subjectAnalise de valor (Controle de custo)pt
dc.subjectCogenerationen
dc.subjectInternal combustion engineen
dc.titleCogeração em uma indústria automobilísticapt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.fileferreira_dh_tcc_guara.pdf-
dc.identifier.aleph000691420-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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