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http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/119066
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Hirao, Hélio [UNESP] | - |
dc.contributor.advisor | Seabra Júnior, Manoel Osmar [UNESP] | - |
dc.contributor.author | Fervença, Yasmin Santos Gomes | - |
dc.date.accessioned | 2015-03-23T15:15:39Z | - |
dc.date.accessioned | 2016-10-25T20:38:54Z | - |
dc.date.available | 2015-03-23T15:15:39Z | - |
dc.date.available | 2016-10-25T20:38:54Z | - |
dc.date.issued | 2012 | - |
dc.identifier.citation | FERVENÇA, Yasmin Santos Gomes. Arquitetura Inclusiva: reabilitação da Escola para Deficientes Visuais de Presidente Prudente, SP. 2012. 1 CD-ROM. Trabalho de conclusão de curso (graduação - Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Tecnologia, 2012. | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/119066 | - |
dc.identifier.uri | http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/119066 | - |
dc.description.abstract | As edificações devem ser adequadas aos usos aos quais se destinam independente de serem públicas ou privadas, e devem ainda contemplar a mobilidade nos ambientes sem que haja riscos físicos ou quaisquer impedimentos que deneguem ou restrinjam a integridade da utilização e vivência das pessoas com deficiência. Neste sentido, este trabalho possui essa preocupação ao propor uma intervenção arquitetônica na Escola Especial para Deficientes Visuais “Prof. Faradei Boscoli” e Sede da Associação Filantrópica de Proteção aos Cegos (AFPC). Como existe um número considerável de deficientes visuais não só no município de Presidente Prudente como na região, verifica-se a importância do papel exercido por essa instituição, principalmente no âmbito da inclusão social. Assim, inicia uma investigação sobre a questão da deficiência visual relacionando a percepção dos indivíduos cegos e com baixa visão. Depois examina projetos arquitetônicos referenciais nessa área de estudo, bem como faz diagnóstico da situação existente da Escola. Na sequência, analisa o potencial do lugar e seu entorno urbano. Por conseguinte, a síntese das etapas anteriores estabelece diretrizes projetuais para apresentar ao final um projeto arquitetônico de reabilitação do espaço da escola/sede, a qual objetiva a melhoria no desempenho de suas funções e ampliação das mesmas. Desse modo, essa proposta visa constituir num auxílio na inclusão social das pessoas com deficiência visual, bem como contribuir no seu desenvolvimento pessoal | pt |
dc.language.iso | por | - |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.source | Aleph | - |
dc.subject | Arquitetura | pt |
dc.subject | Cegos | pt |
dc.subject | Medicina de reabilitação | pt |
dc.subject | Acessibilidade | pt |
dc.title | Arquitetura Inclusiva: reabilitação da Escola para Deficientes Visuais de Presidente Prudente, SP | pt |
dc.type | outro | - |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | - |
dc.identifier.file | fervenca_ysg_tcc_prud.pdf | - |
dc.identifier.aleph | 000712831 | - |
Appears in Collections: | Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp |
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