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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/119066
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorHirao, Hélio [UNESP]-
dc.contributor.advisorSeabra Júnior, Manoel Osmar [UNESP]-
dc.contributor.authorFervença, Yasmin Santos Gomes-
dc.date.accessioned2015-03-23T15:15:39Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T20:38:54Z-
dc.date.available2015-03-23T15:15:39Z-
dc.date.available2016-10-25T20:38:54Z-
dc.date.issued2012-
dc.identifier.citationFERVENÇA, Yasmin Santos Gomes. Arquitetura Inclusiva: reabilitação da Escola para Deficientes Visuais de Presidente Prudente, SP. 2012. 1 CD-ROM. Trabalho de conclusão de curso (graduação - Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Tecnologia, 2012.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/119066-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/119066-
dc.description.abstractAs edificações devem ser adequadas aos usos aos quais se destinam independente de serem públicas ou privadas, e devem ainda contemplar a mobilidade nos ambientes sem que haja riscos físicos ou quaisquer impedimentos que deneguem ou restrinjam a integridade da utilização e vivência das pessoas com deficiência. Neste sentido, este trabalho possui essa preocupação ao propor uma intervenção arquitetônica na Escola Especial para Deficientes Visuais “Prof. Faradei Boscoli” e Sede da Associação Filantrópica de Proteção aos Cegos (AFPC). Como existe um número considerável de deficientes visuais não só no município de Presidente Prudente como na região, verifica-se a importância do papel exercido por essa instituição, principalmente no âmbito da inclusão social. Assim, inicia uma investigação sobre a questão da deficiência visual relacionando a percepção dos indivíduos cegos e com baixa visão. Depois examina projetos arquitetônicos referenciais nessa área de estudo, bem como faz diagnóstico da situação existente da Escola. Na sequência, analisa o potencial do lugar e seu entorno urbano. Por conseguinte, a síntese das etapas anteriores estabelece diretrizes projetuais para apresentar ao final um projeto arquitetônico de reabilitação do espaço da escola/sede, a qual objetiva a melhoria no desempenho de suas funções e ampliação das mesmas. Desse modo, essa proposta visa constituir num auxílio na inclusão social das pessoas com deficiência visual, bem como contribuir no seu desenvolvimento pessoalpt
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourceAleph-
dc.subjectArquiteturapt
dc.subjectCegospt
dc.subjectMedicina de reabilitaçãopt
dc.subjectAcessibilidadept
dc.titleArquitetura Inclusiva: reabilitação da Escola para Deficientes Visuais de Presidente Prudente, SPpt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.filefervenca_ysg_tcc_prud.pdf-
dc.identifier.aleph000712831-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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