Please use this identifier to cite or link to this item:
http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/119075
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Bertagna, Regiane Helena [UNESP] | - |
dc.contributor.author | Filipe, Fabiana Alvarenga | - |
dc.date.accessioned | 2015-03-23T15:15:47Z | - |
dc.date.accessioned | 2016-10-25T20:38:55Z | - |
dc.date.available | 2015-03-23T15:15:47Z | - |
dc.date.available | 2016-10-25T20:38:55Z | - |
dc.date.issued | 2013 | - |
dc.identifier.citation | FILIPE, Fabiana Alvarenga. Avaliação educacional no contexto das políticas neoliberais: algumas consequências. 2013. 77 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2013. | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/119075 | - |
dc.identifier.uri | http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/119075 | - |
dc.description.abstract | A partir da década de 90, sob a influência do neoliberalismo nas políticas educacionais brasileiras, a avaliação assume um papel central e passa a servir de mecanismo de controle, ou seja, ela passa a ter o objetivo de averiguar se a qualidade educacional foi alcançada. A concepção neoliberal utiliza o sistema gerencialista e, dentro dessa “lógica”, os critérios de eficácia, eficiência e produtividade são inerentes ao campo educacional. Dessa forma, os índices de desempenho, medidos pelo alcance de pontuações em testes e as metas estabelecidas quantitativamente inserem a educação na lógica mercadológica, ao mesmo tempo em que induz uma nova forma de se organizar a escola e o trabalho docente. Nesse sentido, a pesquisa realizada teve como objetivo analisar a seguinte questão: Que consequências as avaliações, que ganharam centralidade no contexto neoliberal, trazem à qualidade da escola? A partir da abordagem qualitativa do tipo bibliográfica o trabalho foi desenvolvido e apontou algumas consequências que trazem as avaliações externas da forma como atualmente estão sendo utilizadas. Foi possível também apontar a existência de caminhos alternativos, como forma de resistência ao modelo vigente | pt |
dc.format.extent | 77 f. | - |
dc.language.iso | por | - |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.source | Aleph | - |
dc.subject | Avaliação educacional | pt |
dc.subject | Educação e Estado | pt |
dc.subject | Neoliberalismo | pt |
dc.title | Avaliação educacional no contexto das políticas neoliberais: algumas consequências | pt |
dc.type | outro | - |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | - |
dc.identifier.file | 000797639.pdf | - |
dc.identifier.aleph | 000797639 | - |
Appears in Collections: | Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp |
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.