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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/119078
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dc.contributor.advisorDarido, Suraya Cristina [UNESP]-
dc.contributor.authorFioravanti, Cinthia Andressa Araújo-
dc.date.accessioned2015-03-23T15:15:47Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T20:38:55Z-
dc.date.available2015-03-23T15:15:47Z-
dc.date.available2016-10-25T20:38:55Z-
dc.date.issued2008-
dc.identifier.citationFIORAVANTI, Cinthia Andressa Araújo. Dança e multiculturalismo: possibilidades e dificuldades en educação física escolar. 2008. 48 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Educação física) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2008.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/119078-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/119078-
dc.description.abstractA dança, como um dos elementos da Cultural Corporal de Movimento, faz parte dos conteúdos a serem abordados nas aulas de Educação Física escolar. No entanto, isso não ocorre freqüentemente. O ensino da dança fica restrito apenas a dias de comemorações e em festas juninas que, geralmente, são organizados pelos professores dessa disciplina. Diante disso, esse estudo teve como objetivo elaborar, implementar e avaliar um programa de dança na perspectiva multicultural, que contribua com a formação do cidadão na escola. Mais especificamente, aplicar um programa de dança na escola e avaliar as suas possibilidades e dificuldades. A metodologia utilizada baseou-se no referencial da pesquisa do tipo etnográfico. Para a realização desse estudo foi elaborado um projeto de dança sob uma visão multicultural. Esse programa, a princípio, atenderia uma turma mista de Educação Física de, aproximadamente, 35 alunos do Ensino Fundamental ciclo II de uma escola pública da cidade de Rio Claro – SP. Porém, o professor de Educação Física responsável pela sala participante do projeto não disponibilizou os meninos, porque segundo ele, as meninas dançariam e os meninos ficariam na quadra jogando futebol. Assim, as aulas foram ministradas pela aluna-pesquisadora às meninas da sala que totalizaram, em torno de 20 garotas. O estudo teve duração de, aproximadamente, dois meses e meio. As alunas tiveram contato com diversos estilos de dança, tais como: danças circulares sagradas, danças de salão, jazz, dança de rua, entre outros. Na investigação foi utilizado um diário de campo para a análise descritiva de comportamentos e atitudes a partir da observação das relações interpessoais das alunas. Foi realizada também uma avaliação inicial, uma avaliação final e uma entrevista com 5 alunas. As relações de...(Resumo completo, clicar acesso eletrônico abaixo)pt
dc.format.extent48 f.-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourceAleph-
dc.subjectDançapt
dc.subjectEducação física escolarpt
dc.subjectCulturalismopt
dc.subjectMulticulturalismopt
dc.titleDança e multiculturalismo: possibilidades e dificuldades en educação física escolarpt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.filefioravanti_caa_tcc_rcla.pdf-
dc.identifier.aleph000570820-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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