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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/119082
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DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorMachado, Afonso Antônio [UNESP]-
dc.contributor.authorFischer, Franz-
dc.date.accessioned2015-03-23T15:15:51Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T20:38:56Z-
dc.date.available2015-03-23T15:15:51Z-
dc.date.available2016-10-25T20:38:56Z-
dc.date.issued2009-
dc.identifier.citationFISCHER, Franz. Estados emocionais e educação física escolar: considerações iniciais à luz de uma psicologia bioecológica. 2009. iv, 50 f. Trabalho de conclusão de curso (bacharelado - Educação Física) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2009.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/119082-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/119082-
dc.description.abstractA Educação Física Escolar, entre outros objetivos, deve propiciar o desenvolvimento afetivo-social de seus alunos, e dentro desse domínio encontramos os estados emocionais, freqüentemente pouco explorados nessas aulas. Sabemos que a atividade física, em qualquer âmbito, atua sobre o indivíduo, modificando seus componentes físicos, motores, sociais, psicológicos e afetivos. Sendo assim, através desse estudo buscamos analisar qual importância tem sido atribuído ao desenvolvimento afetivo-emocional nas aulas de Educação Física, em que contexto se manifestam as emoções (em particular o medo, ansiedade, autoconfiança, vergonha, motivação, e agressividade) durante as aulas, e como esse trabalho tem sido desenvolvido pelos professores, sugerindo também algumas formas de atuação para os mesmos. Para isso, foram entrevistados alunos e professores de Educação Física de duas escolas públicas de Rio Claro. Após a análise e discussão dos dados, somados à revisão de literatura, ficou evidente que o trabalho das emoções dentro do ambiente escolar tem sido pouco explorado e que há uma grande dificuldade dos professores em incluir o desenvolvimento emocional em seus conteúdos, objetivos e metodologias. Sugerimos então uma maior estruturação nas grades curriculares vigentes, visando um melhor preparo dos profissionais licenciados com relação à parte emocional de seus alunos, tornando-se parte deste currículo a disciplina de psicologia do esporte, já poderíamos observar algumas mudanças no modo de como o profissional encara as emoções e a presença delas em sua aula. Outro importante ponto observado foi a diferença de linguagem de professor e aluno, fato este que distancia o professor de seu aluno, talvez uma reciclagem periódica destes profissionais seria um ponto a ser pensado, para que estes possam cada vez mais se aproximar da linguagem, das manias... (Resumo completo, clicar acesso eletrônico abaixo)pt
dc.format.extentiv, 50 f.-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourceAleph-
dc.subjectEsportes - Aspectos psicológicospt
dc.subjectEmoçõespt
dc.subjectDesenvolvimento humanopt
dc.subjectEstados emocionaispt
dc.titleEstados emocionais e educação física escolar: considerações iniciais à luz de uma psicologia bioecológicapt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.filefischer_f_tcc_rcla.pdf-
dc.identifier.aleph000607533-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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