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http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/119082
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Machado, Afonso Antônio [UNESP] | - |
dc.contributor.author | Fischer, Franz | - |
dc.date.accessioned | 2015-03-23T15:15:51Z | - |
dc.date.accessioned | 2016-10-25T20:38:56Z | - |
dc.date.available | 2015-03-23T15:15:51Z | - |
dc.date.available | 2016-10-25T20:38:56Z | - |
dc.date.issued | 2009 | - |
dc.identifier.citation | FISCHER, Franz. Estados emocionais e educação física escolar: considerações iniciais à luz de uma psicologia bioecológica. 2009. iv, 50 f. Trabalho de conclusão de curso (bacharelado - Educação Física) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2009. | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/119082 | - |
dc.identifier.uri | http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/119082 | - |
dc.description.abstract | A Educação Física Escolar, entre outros objetivos, deve propiciar o desenvolvimento afetivo-social de seus alunos, e dentro desse domínio encontramos os estados emocionais, freqüentemente pouco explorados nessas aulas. Sabemos que a atividade física, em qualquer âmbito, atua sobre o indivíduo, modificando seus componentes físicos, motores, sociais, psicológicos e afetivos. Sendo assim, através desse estudo buscamos analisar qual importância tem sido atribuído ao desenvolvimento afetivo-emocional nas aulas de Educação Física, em que contexto se manifestam as emoções (em particular o medo, ansiedade, autoconfiança, vergonha, motivação, e agressividade) durante as aulas, e como esse trabalho tem sido desenvolvido pelos professores, sugerindo também algumas formas de atuação para os mesmos. Para isso, foram entrevistados alunos e professores de Educação Física de duas escolas públicas de Rio Claro. Após a análise e discussão dos dados, somados à revisão de literatura, ficou evidente que o trabalho das emoções dentro do ambiente escolar tem sido pouco explorado e que há uma grande dificuldade dos professores em incluir o desenvolvimento emocional em seus conteúdos, objetivos e metodologias. Sugerimos então uma maior estruturação nas grades curriculares vigentes, visando um melhor preparo dos profissionais licenciados com relação à parte emocional de seus alunos, tornando-se parte deste currículo a disciplina de psicologia do esporte, já poderíamos observar algumas mudanças no modo de como o profissional encara as emoções e a presença delas em sua aula. Outro importante ponto observado foi a diferença de linguagem de professor e aluno, fato este que distancia o professor de seu aluno, talvez uma reciclagem periódica destes profissionais seria um ponto a ser pensado, para que estes possam cada vez mais se aproximar da linguagem, das manias... (Resumo completo, clicar acesso eletrônico abaixo) | pt |
dc.format.extent | iv, 50 f. | - |
dc.language.iso | por | - |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.source | Aleph | - |
dc.subject | Esportes - Aspectos psicológicos | pt |
dc.subject | Emoções | pt |
dc.subject | Desenvolvimento humano | pt |
dc.subject | Estados emocionais | pt |
dc.title | Estados emocionais e educação física escolar: considerações iniciais à luz de uma psicologia bioecológica | pt |
dc.type | outro | - |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | - |
dc.identifier.file | fischer_f_tcc_rcla.pdf | - |
dc.identifier.aleph | 000607533 | - |
Appears in Collections: | Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp |
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