You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/119105
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorGomes, Rogerio [UNESP]-
dc.contributor.authorFornari, Vinícius Cardoso de Barros-
dc.date.accessioned2015-03-23T15:16:04Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T20:38:59Z-
dc.date.available2015-03-23T15:16:04Z-
dc.date.available2016-10-25T20:38:59Z-
dc.date.issued2010-
dc.identifier.citationFORNARI, Vinícius Cardoso de Barros. Estratégia de internacionalização de empresas brasileiras: um estudo de caso do setor de carnes. 2010. 1 CD-ROM. Trabalho de conclusão de curso (bacharelado - Ciências Econômicas) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, 2010.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/119105-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/119105-
dc.description.abstractEsta pesquisa tem como objetivo de examinar as estratégias de expansão das firmas brasileiras do setor de carnes (bovina, suína e avícola) para além das fronteiras nacionais a partir da literatura sobre internacionalização de empresas. Essa literatura aponta fatores como a origem do capital, o grau de internacionalização da empresa, o setor de atuação, entre outros, como importantes condicionantes que afetam esse processo. No entanto, vários desses fatores não são diretamente aplicáveis aos casos brasileiros, caracterizado por uma internacionalização tardia e, em alguns casos, rápida. Para este estudo foram selecionadas três empresas nacionais do setor de carnes que apresentam diferentes estágios de internacionalização: JBS-Friboi, Marfrig, Brasil-Foods (Perdigão e Sadia). As informações selecionadas sobre cada empresas foram reunidas em dossiês corporativos, e analisadas através de estudos de casos, permitiram examinar e comparar as estratégias globais das empresas. Os resultados permitem concluir que as duas primeiras empresas demonstram uma estratégia agressiva de internacionalização (em certa medida a primeira fazendo o papel de líder e a segunda de seguidora e, por isso, complementares em posicionamento nos diferentes mercados regionais), enquanto a terceira se mantém nas etapas iniciais desse processo, fortemente vinculadas às exportações a partir do Brasilpt
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourceAleph-
dc.subjectGlobalizaçãopt
dc.subjectCarne - Comerciopt
dc.subjectGarcia, Renato de Castropt
dc.subjectInvestimento direto estrangeiropt
dc.subjectSetor de carnespt
dc.titleEstratégia de internacionalização de empresas brasileiras: um estudo de caso do setor de carnespt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.filefornari_vcb_tcc_arafcl.pdf-
dc.identifier.aleph000634388-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.