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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/119115
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dc.contributor.advisorDarido, Suraya Cristina [UNESP]-
dc.contributor.advisorRufino, Luiz Gustavo Bonatto [UNESP]-
dc.contributor.authorFraiha, Ana Lívia Gorgatto-
dc.date.accessioned2015-03-23T15:16:12Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T20:39:00Z-
dc.date.available2015-03-23T15:16:12Z-
dc.date.available2016-10-25T20:39:00Z-
dc.date.issued2012-
dc.identifier.citationFRAIHA, Ana Lívia Gorgatto. A educação física escolar, o basquetebol e o livro didático: avaliação do contexto da aprendizagem. 2012. 67 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Educação Física) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2012.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/119115-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/119115-
dc.description.abstractEmbora garantida por leis, a Educação Física enquanto prática pedagógica em muitas escolas ainda baseia-se em uma concepção tradicional relacionada ao ensino tecnicista de algumas modalidades esportivas, com caráter de reprodução dos movimentos técnicos. O basquetebol, como as demais modalidades esportivas na escola, possuía durante o período esportivista características nítidas deste período. Atualmente, com as novas propostas pedagógicas tanto da Educação Física escolar quanto da pedagogia do esporte, o ensino do basquetebol pode estar atrelado com a concepção de cultura corporal de movimento no qual a modalidade não deve ser abordada somente de maneira procedimental (o saber fazer) e o aluno deve que ser considerado como sujeito ativo do processo. Um dos caminhos para propor a relação entre cultura corporal de movimento e o ensino do basquetebol é por meio da implementação de um livro didático, construído a partir pressupostos teóricos, Galatti (2006) e Rodrigues (2009), os quais realizaram propostas que melhoram a compreensão dos conteúdos referentes ao basquetebol. Portanto, o objetivo do presente estudo foi avaliar o processo de ensinoaprendizagem de um grupo de alunos do sétimo ano do Ensino Fundamental de uma escola pública estadual do município de Rio Claro, SP, a partir da aplicação de um livro didático constituído de conteúdos referentes ao basquetebol atrelados a perspectiva da cultura corporal de movimento. Para isso foi aplicado um instrumento avaliativo com todos os alunos participantes antes e depois da implementação das aulas, analisando-se também os livros respondidos pelos alunos e, finalmente, avaliando a aprendizagem deles por meio de um grupo focal. Os resultados indicam que os alunos tiveram aumento em suas notas após a implementação das aulas com o livro didático... 9Resumo completo, clicar acesso eletrônico abaixo)pt
dc.format.extent67 f.-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourceAleph-
dc.subjectBasquetebolpt
dc.subjectEducação física - Estudo e ensinopt
dc.subjectMovimentopt
dc.subjectMaterial didáticopt
dc.subjectAprendizagempt
dc.subjectPratica de ensinopt
dc.titleA educação física escolar, o basquetebol e o livro didático: avaliação do contexto da aprendizagempt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.filefraiha_alg_tcc_rcla.pdf-
dc.identifier.aleph000714840-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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