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dc.contributor.advisorOliveira, Otávio José de [UNESP]-
dc.contributor.authorFreire, Vinicius Souza-
dc.date.accessioned2015-03-23T15:16:31Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T20:39:03Z-
dc.date.available2015-03-23T15:16:31Z-
dc.date.available2016-10-25T20:39:03Z-
dc.date.issued2013-11-28-
dc.identifier.citationFREIRE, Vinicius Souza. Identificação e análise da relação entre a utilização de construtos da qualidade e o desempenho e competitividade organizacional. 2013. 54 f. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado - Engenharia de Produção Mecânica) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá, 2013.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/119140-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/119140-
dc.description.abstractA growing number of companies is adopting quality management systems to achieve better performance and remain competitive in the market. These systems, however, can prove quite complex because they involve different practices and factors. This paper seeks to identify and analyze how each of these factors and practices, defined as quality constructs, influence the performance and competitiveness in the organizational environment and thus contribute to the strategic decisions in the area of quality. To achieve that, a survey was conducted with industrial companies located in the state of São Paulo, and the data was analyzed by a structural equation software. As a result, it was observed that the constructs Customer Focus and Human Resources are the most influent for the competitive criteria of a company, while the constructs Supplier development and Customer Focus exert greater impact on performanceen
dc.description.abstractÉ cada vez maior o número de empresas que adotam sistemas de gestão da qualidade para obter melhor desempenho e manter competitivas no mercado. Esses sistemas, no entanto, podem se mostrar bastante complexos por envolverem diversas práticas e fatores envolvidos. O presente trabalho busca identificar e analisar como cada um destes fatores e práticas, definidos como construtos da qualidade, influenciam o desempenho e a competitividade no ambiente organizacional e desta maneira contribuir com as decisões estratégicas na área de qualidade dentro do ambiente organizacional. Para tanto foi realizada uma pesquisa tipo Survey com empresas do setor industrial localizadas no estado de São Paulo, e o tratamento estatístico dos dados foi feito por meio de um software de equações estruturais. Como resultado observou-se que os construtos Foco no cliente e Recursos humanos são mais influentes para os critérios competitivos de uma empresa, enquanto os construtos Desenvolvimento de fornecedores e Foco no cliente exercem maior impacto no seu desempenhopt
dc.format.extent54 f.-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourceAleph-
dc.subjectGestão da qualidade totalpt
dc.subjectConcorrênciapt
dc.subjectModelagem de processospt
dc.subjectDesenvolvimento organizacionalpt
dc.subjectClientes - Fidelizaçãopt
dc.subjectControle de processopt
dc.subjectTotal quality managementpt
dc.titleIdentificação e análise da relação entre a utilização de construtos da qualidade e o desempenho e competitividade organizacionalpt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.file000737972.pdf-
dc.identifier.aleph000737972-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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