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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/11914
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dc.contributor.authorBraga, Eliana Mara-
dc.contributor.authorSilva, Maria Júlia Paes da-
dc.date.accessioned2014-05-20T13:34:43Z-
dc.date.available2014-05-20T13:34:43Z-
dc.date.issued2010-09-01-
dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/S1414-32832010005000005-
dc.identifier.citationInterface - Comunicação, Saúde, Educação. UNESP, v. 14, n. 34, p. 529-538, 2010.-
dc.identifier.issn1414-3283-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/11914-
dc.description.abstractEste estudo teve por objetivo compreender como especialistas brasileiros em comunicação expressam sua competência comunicativa. Investigou-se um grupo de professores universitários de enfermagem, especialistas na área de comunicação, utilizando-se a seguinte pergunta norteadora: Como você expressa sua competência comunicativa? Os entrevistados referiram expressar sua competência comunicativa vivenciando-a em sua vida profissional e em sua rotina diária, ouvindo outras pessoas, percebendo a comunicação não-verbal, validando a compreensão de mensagens, quebrando barreiras de comunicação, demonstrando afetividade e desenvolvendo o autoconhecimento. Os resultados obtidos a partir deste estudo nos permitiram compreender a comunicação como algo a ser aprendido, sentido e vivenciado, ou seja, percebendo as nossas próprias emoções e sentimentos assim como os de outras pessoas, tanto no cuidado em enfermagem quanto em ações da vida diária.pt
dc.description.abstractEste estudio tuvo por objetivo comprender cómo especialistas brasileños en comunicación expresan su competencia comunicativa. Se ha investigado un grupo de profesores universitarios de enfermería, especialistas en el área de comunicación, utilizándose, con la siguiente pregunta norteadora: ¿Cómo expresa usted su competencia comunicativa? Los entrevistados dijeron expresar su competencia comunicativa experimentándola en su vida profesional y en su rutina diaria, escuchando a otras personas, percibiendo la comunicación no verbal, validando la comprensión de mensajes, rompiendo barreras de comunicación, demostrando afectividad y desarrollando el auto-conocimiento. Los resultados obtenidos a partir de este estudio nos han permitido comprender la comunicación como algo a ser aprendido, sentido y experimentado; o sea percibiendo nuestras propias emociones y sentimientos así como los de otras personas.es
dc.description.abstractThis study aimed at understanding how Brazilian communication specialists express their communicative competence. A group of nursing professors, who were communication experts, was investigated by means of a guiding question, namely, How do you express your communicative competence?. The interviewees reported that they expressed their communicative competence by experiencing it in their professional lives and daily routines, listening to other people, perceiving nonverbal communication, validating message comprehension, breaking communication barriers, showing affectivity and developing self-knowledge. The results obtained from this study enabled us to understand communication as something to be learned, felt and experienced, i.e. by perceiving our own emotions and feelings as well as those of other people, both in nursing care and in everyday actions.en
dc.format.extent529-538-
dc.language.isoeng-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourceSciELO-
dc.subjectComunicaçãopt
dc.subjectCompetênciapt
dc.subjectEnfermagempt
dc.subjectComunicaciónes
dc.subjectCompetenciaes
dc.subjectEnfermeríaes
dc.subjectCommunicationen
dc.subjectCompetenceen
dc.subjectNursingen
dc.titleHow Communication experts express communicative competenceen
dc.title.alternativeCómo especialistas en Comunicación expresan la competencia comunicativaes
dc.title.alternativeComo especialistas em Comunicação expressam a competência comunicativapt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.contributor.institutionUniversidade de São Paulo (USP)-
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho-
dc.description.affiliationUniversidade de São Paulo Escola de Enfermagem-
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho-
dc.identifier.doi10.1590/S1414-32832010005000005-
dc.identifier.scieloS1414-32832010000300005-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.fileS1414-32832010000300005.pdf-
dc.relation.ispartofInterface - Comunicação, Saúde, Educação-
dc.identifier.scopus2-s2.0-78149434648-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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