Please use this identifier to cite or link to this item:
http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/119168
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Fransozo, Adilson [UNESP] | - |
dc.contributor.advisor | Batista, Angelina [UNESP] | - |
dc.contributor.author | Furlan, Michele | - |
dc.date.accessioned | 2015-03-23T15:16:56Z | - |
dc.date.accessioned | 2016-10-25T20:39:07Z | - |
dc.date.available | 2015-03-23T15:16:56Z | - |
dc.date.available | 2016-10-25T20:39:07Z | - |
dc.date.issued | 2008 | - |
dc.identifier.citation | FURLAN, Michele. Identificação dos Arthropoda: subsídios para o ensino de Ciências e Biologia. 2008. 1 CD-ROM. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Ciências Biológicas) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Botucatu, 2008. | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/119168 | - |
dc.identifier.uri | http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/119168 | - |
dc.description.abstract | As características dos artrópodes (insetos, crustáceos, aracnídeos, miriápodes) e conceitos a eles relacionados são conteúdos abordados pelas disciplinas de Ciências e Biologia, no ensino fundamental e médio. Neste contexto, considera-se relevante a elaboração de materiais que contribuam para os processos de ensino e aprendizagem desta temática e que incorporem a dimensão lúdica. Assim, a proposta desenvolvida teve como objetivos principais a elaboração e confecção de uma caixa contendo espécimes de artrópodes incrustados em resina, de modo a permitir o contato e a manipulação desses espécimes pelos alunos. Além disso, elaboramos um jogo didático, abordando as estruturas morfológicas dos artrópodes e suas funções, com o intuito de fixar o conhecimento adquirido em sala pelos alunos. Como complementação, desenvolvemos uma guia de orientação para o professor e um manual direcionado aos alunos, para os auxiliarem durante o desenvolvimento da aula. A elaboração deste trabalho foi uma maneira de tentar transmitir o tema proposto de forma dinâmica e agradável, tanto para o professor quanto para os alunos. O conteúdo fornecido neste trabalho foi baseado em livros didáticos específicos em zoologia de invertebrados, para possibilitar aulas com conteúdo adequado e para prevenir erros conceituais | pt |
dc.language.iso | por | - |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.source | Aleph | - |
dc.subject | Artropode | pt |
dc.subject | Ciências biológicas - Ensino fundamental | pt |
dc.subject | Ciências biológicas - Ensino médio | pt |
dc.title | Identificação dos Arthropoda: subsídios para o ensino de Ciências e Biologia | pt |
dc.type | outro | - |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | - |
dc.identifier.file | furlan_m_tcc_bot.pdf | - |
dc.identifier.aleph | 000615258 | - |
Appears in Collections: | Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp |
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.