You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/119168
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorFransozo, Adilson [UNESP]-
dc.contributor.advisorBatista, Angelina [UNESP]-
dc.contributor.authorFurlan, Michele-
dc.date.accessioned2015-03-23T15:16:56Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T20:39:07Z-
dc.date.available2015-03-23T15:16:56Z-
dc.date.available2016-10-25T20:39:07Z-
dc.date.issued2008-
dc.identifier.citationFURLAN, Michele. Identificação dos Arthropoda: subsídios para o ensino de Ciências e Biologia. 2008. 1 CD-ROM. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Ciências Biológicas) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Botucatu, 2008.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/119168-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/119168-
dc.description.abstractAs características dos artrópodes (insetos, crustáceos, aracnídeos, miriápodes) e conceitos a eles relacionados são conteúdos abordados pelas disciplinas de Ciências e Biologia, no ensino fundamental e médio. Neste contexto, considera-se relevante a elaboração de materiais que contribuam para os processos de ensino e aprendizagem desta temática e que incorporem a dimensão lúdica. Assim, a proposta desenvolvida teve como objetivos principais a elaboração e confecção de uma caixa contendo espécimes de artrópodes incrustados em resina, de modo a permitir o contato e a manipulação desses espécimes pelos alunos. Além disso, elaboramos um jogo didático, abordando as estruturas morfológicas dos artrópodes e suas funções, com o intuito de fixar o conhecimento adquirido em sala pelos alunos. Como complementação, desenvolvemos uma guia de orientação para o professor e um manual direcionado aos alunos, para os auxiliarem durante o desenvolvimento da aula. A elaboração deste trabalho foi uma maneira de tentar transmitir o tema proposto de forma dinâmica e agradável, tanto para o professor quanto para os alunos. O conteúdo fornecido neste trabalho foi baseado em livros didáticos específicos em zoologia de invertebrados, para possibilitar aulas com conteúdo adequado e para prevenir erros conceituaispt
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourceAleph-
dc.subjectArtropodept
dc.subjectCiências biológicas - Ensino fundamentalpt
dc.subjectCiências biológicas - Ensino médiopt
dc.titleIdentificação dos Arthropoda: subsídios para o ensino de Ciências e Biologiapt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.filefurlan_m_tcc_bot.pdf-
dc.identifier.aleph000615258-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.