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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/11916
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dc.contributor.authorBosquetti, Lívia Silva-
dc.contributor.authorBraga, Eliana Mara-
dc.date.accessioned2014-05-20T13:34:44Z-
dc.date.available2014-05-20T13:34:44Z-
dc.date.issued2008-12-01-
dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/S0080-62342008000400011-
dc.identifier.citationRevista da Escola de Enfermagem da USP. Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem, v. 42, n. 4, p. 690-696, 2008.-
dc.identifier.issn0080-6234-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/11916-
dc.description.abstractEste estudo tem como objetivo descrever as reações que os alunos de enfermagem apresentaram quando do seu primeiro estágio curricular. É um estudo transversal e de campo, e o tratamento dos dados foi realizado com base no método de análise de conteúdo. Os resultados descrevem o campo de estágio, o relacionamento com a equipe da enfermaria, com os pacientes e com o docente durante este período. Nas conclusões, podemos afirmar que o estresse e as contradições vivenciadas no primeiro estágio são parte do crescimento e aprendizado do aluno. O professor é maior responsável por determinar o tipo de interação que haverá entre ele e o aluno, cabendo-lhe ouvir, incentivar e capacitar-se para apoiar os alunos nas experiências iniciais da prática, para que o primeiro estágio seja um fator motivador ao aluno.pt
dc.description.abstractEstudio que tiene por objetivo describir las reacciones que los alumnos de enfermería mostraron durante su primera práctica curricular. Investigación transversal y de campo. El análisis de los datos realizado en base al método de análisis de contenido. Los resultados describen durante este periodo el campo de práctica, la relación con el equipo de enfermería, con los pacientes y con el enfermo. Concluimos que el estrés y los obstáculos vividos durante esta primera práctica son parte del crecimiento y aprendizaje del alumno. El profesor es el mayor responsable por determinar el tipo de interacción establecida entre él y el alumno, responsabilizándose por escuchar, incentivar, capacitar y apoyar a los alumnos durante sus primeras experiencias prácticas, para que este momento sea un factor motivador para el alumno.es
dc.description.abstractThe objective of the present study is to describe and analyze the reactions of nursing students, presented during their first curricular internship. It is a cross-section field study, with data analyzed according to the method of content analysis. The results describe the training field, the relationship with the nursing team, the patients and the professor in the period of training. In the conclusions, we can affirm that the stress and the contradictions experienced in the first period of internship are part of the student's growth and education. The professor is responsible for determining the type of interaction that the students will experience. He/She needs to be capable of listening, encouraging and for his/her own qualification, in order to support the students with the early experiences of the practice, so that the first internship a becomes motivating factor for the students.en
dc.format.extent690-696-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade de São Paulo (USP), Escola de Enfermagem-
dc.sourceSciELO-
dc.subjectComunicaçãopt
dc.subjectRelações interpessoaispt
dc.subjectEducação em enfermagempt
dc.subjectBolsas e estágiospt
dc.subjectComunicaciónes
dc.subjectRelaciones interpersonaleses
dc.subjectEducación en enfermeríaes
dc.subjectBecas y pasantíases
dc.subjectCommunicationen
dc.subjectInterpersonal relationsen
dc.subjectEducation, nursingen
dc.subjectFellowships and internshipsen
dc.titleReações comunicativas dos alunos de enfermagem frente ao primeiro estágio curricularpt
dc.title.alternativeReacciones de comunicación en los alumnos de enfermería frente a la primera práctica curriculares
dc.title.alternativeCommunicative reactions of nursing students regarding their first curricular internship perioden
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.contributor.institutionPrograma de Saúde da Família de Porto Ferreira, SP-
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista Faculdade de Medicina de Botucatu-
dc.description.affiliationUSP EE-
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista Faculdade de Medicina de Botucatu-
dc.identifier.doi10.1590/S0080-62342008000400011-
dc.identifier.scieloS0080-62342008000400011-
dc.identifier.wosWOS:000265355500011-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.file2-s2.0-58149189916.pdf-
dc.identifier.fileS0080-62342008000400011.pdf-
dc.relation.ispartofRevista da Escola de Enfermagem da USP-
dc.identifier.scopus2-s2.0-58149189916-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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