You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/119220
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSouzaAragão, José Euzébio de Oliveira [UNESP]-
dc.contributor.authorGargano, Marina Christo-
dc.date.accessioned2015-03-23T15:17:34Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T20:39:13Z-
dc.date.available2015-03-23T15:17:34Z-
dc.date.available2016-10-25T20:39:13Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifier.citationGARGANO, Marina Christo. As concepções de corpo e de cultura corporal presentes nos discursos oficiais da área de educação física. 2013. 95 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Educação Física) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2013.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/119220-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/119220-
dc.description.abstractA temática do corpo e da cultura corporal perpassa por várias ciências e áreas de conhecimento, tornando-se complexa e multifacetada. As relações entre corpo e cultura têm provocado o interesse constante de diversas áreas do conhecimento, como a Educação Física; e essa relação é fundamental e constitutiva dos seres humanos, sendo indissociável. Nosso trabalho situa-se na fronteira entre as ciências sociais e a educação física, com ênfase na educação física escolar. Por ser um tema intrigante, dotado de complexidades e integrações diversas, o nosso enfoque repousará nas concepções de corpo e cultura corporal presentes na área da educação física escolar, seja nos documentos oficiais emanados pelas instituições reguladoras, seja nos projetos pedagógicos do curso de graduação e de uma escola de ensino fundamental. Trata-se de uma investigação qualitativa, utilizando pesquisa bibliográfica e documental, através da análise de conteúdo. Para tanto, será utilizada referências da área de educação física, bem como da sociologia e antropologia e a pesquisa abrangerá os PPP (Projeto Político Pedagógico) de uma escola de ensino fundamental da cidade de Rio Claro e do curso de licenciatura em Educação Física da UNESP de Rio Claro, além dos documentos oficiais, como os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) e o Currículo do Estado de São Paulo. Analisando os documentos, pudemos perceber que no Currículo do Estado de SP e no PPP de uma escola estadual de Rio Claro, as concepções corpo e cultura de movimento se assemelham por se tratar de uma escola pública paulista que se utiliza desse documento como referência na sua organização curricular. Em contrapartida, nos PCN e no PPP do Curso de Licenciatura em Educação Física da UNESP de Rio Claro, as concepções de corpo e cultura corporal de movimento são parecidas por se tratar de um curso de ensino superior que parece se basear nesse documento...pt
dc.format.extent95 f.-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourceAleph-
dc.subjectLinguagem corporalpt
dc.subjectCorpo humanopt
dc.subjectEnsino fundamentalpt
dc.subjectEducação física - Estudo e ensinopt
dc.subjectEnsinopt
dc.subjectEnsino - Rio Claro (SP) - Currículospt
dc.subjectPesquisa bibliograficapt
dc.subjectRio Claro (SP)pt
dc.titleAs concepções de corpo e de cultura corporal presentes nos discursos oficiais da área de educação físicapt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.file000743973.pdf-
dc.identifier.aleph000743973-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.