Você está no menu de acessibilidade

Utilize este identificador para citar ou criar um link para este item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/119252
Título: 
As contribuições do desenho na educação infantil
Autor(es): 
Gimenez, Janaina Cristina
Instituição: 
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
Resumo: 
O objetivo desse trabalho foi o de levantar, a partir de aportes teóricos da área, as contribuições do desenho para o desenvolvimento infantil. Analisar a prática pedagógica de professores com a utilização do desenho na Educação Infantil em duas escolas municipais e, a partir desse contato, traçar paralelos e investigar como são aplicados o desenho em sala de aula, como também verificar como as coordenadoras pedagógicas orientam o grupo de professores de sua escola e como consideram a importância do mesmo. O conhecimento sobre a arte infantil precisa ser respeitada, pois por meio do desenho a criança expressa o conhecimento de si mesma e a sua relação com o mundo. O referente estudo também apresenta as características e etapas de desenvolvimento do desenho infantil, de acordo com as concepções dos estudiosos mais conhecidos, como Lowenfeld, Luquet, Piaget, Marthe Berson e Kellogg, que permitem esclarecer de que maneira acontece a evolução dos desenhos de acordo com a faixa etária de cada criança, facilitando assim, a construção do portifólio, ferramenta avaliativa utilizada na Educação Infantil. O desenho traz para a criança a ampliação do conhecimento de mundo que a ela possui e a manipulação e exploração de diversos materiais e objetos. E também proporciona para a criança a ampliação da sua capacidade criadora, desenvolvendo a imaginação, atuando de forma significativa para a organização de pensamentos e sentimentos, além de impactar positivamente sobre os aspectos emocionais, motores, intelectuais, físicos, perceptuais, sociais e estéticos.
Data de publicação: 
2009
Citação: 
GIMENEZ, Janaina Cristina. As contribuições do desenho na educação infantil. 2009. 123 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2009.
Duração: 
123 f.
Publicador: 
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
Palavras-chaves: 
  • Educação pre-escolar
  • Desenvolvimento do desenho infantil
  • Arte-educação
Endereço permanente: 
Direitos de acesso: 
Acesso aberto
Tipo: 
outro
Fonte completa:
http://repositorio.unesp.br/handle/11449/119252
Aparece nas coleções:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

Não há nenhum arquivo associado com este item.
 

Itens do Acervo digital da UNESP são protegidos por direitos autorais reservados a menos que seja expresso o contrário.