Please use this identifier to cite or link to this item:
http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/119252
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Tuppy, Maria Isabel Nogueira [UNESP] | - |
dc.contributor.author | Gimenez, Janaina Cristina | - |
dc.date.accessioned | 2015-03-23T15:18:05Z | - |
dc.date.accessioned | 2016-10-25T20:39:17Z | - |
dc.date.available | 2015-03-23T15:18:05Z | - |
dc.date.available | 2016-10-25T20:39:17Z | - |
dc.date.issued | 2009 | - |
dc.identifier.citation | GIMENEZ, Janaina Cristina. As contribuições do desenho na educação infantil. 2009. 123 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2009. | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/119252 | - |
dc.identifier.uri | http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/119252 | - |
dc.description.abstract | O objetivo desse trabalho foi o de levantar, a partir de aportes teóricos da área, as contribuições do desenho para o desenvolvimento infantil. Analisar a prática pedagógica de professores com a utilização do desenho na Educação Infantil em duas escolas municipais e, a partir desse contato, traçar paralelos e investigar como são aplicados o desenho em sala de aula, como também verificar como as coordenadoras pedagógicas orientam o grupo de professores de sua escola e como consideram a importância do mesmo. O conhecimento sobre a arte infantil precisa ser respeitada, pois por meio do desenho a criança expressa o conhecimento de si mesma e a sua relação com o mundo. O referente estudo também apresenta as características e etapas de desenvolvimento do desenho infantil, de acordo com as concepções dos estudiosos mais conhecidos, como Lowenfeld, Luquet, Piaget, Marthe Berson e Kellogg, que permitem esclarecer de que maneira acontece a evolução dos desenhos de acordo com a faixa etária de cada criança, facilitando assim, a construção do portifólio, ferramenta avaliativa utilizada na Educação Infantil. O desenho traz para a criança a ampliação do conhecimento de mundo que a ela possui e a manipulação e exploração de diversos materiais e objetos. E também proporciona para a criança a ampliação da sua capacidade criadora, desenvolvendo a imaginação, atuando de forma significativa para a organização de pensamentos e sentimentos, além de impactar positivamente sobre os aspectos emocionais, motores, intelectuais, físicos, perceptuais, sociais e estéticos. | pt |
dc.format.extent | 123 f. | - |
dc.language.iso | por | - |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.source | Aleph | - |
dc.subject | Educação pre-escolar | pt |
dc.subject | Desenvolvimento do desenho infantil | pt |
dc.subject | Arte-educação | pt |
dc.title | As contribuições do desenho na educação infantil | pt |
dc.type | outro | - |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | - |
dc.identifier.file | gimenez_jc_tcc_rcla.pdf | - |
dc.identifier.aleph | 000607931 | - |
Appears in Collections: | Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp |
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.