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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/119252
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DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorTuppy, Maria Isabel Nogueira [UNESP]-
dc.contributor.authorGimenez, Janaina Cristina-
dc.date.accessioned2015-03-23T15:18:05Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T20:39:17Z-
dc.date.available2015-03-23T15:18:05Z-
dc.date.available2016-10-25T20:39:17Z-
dc.date.issued2009-
dc.identifier.citationGIMENEZ, Janaina Cristina. As contribuições do desenho na educação infantil. 2009. 123 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2009.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/119252-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/119252-
dc.description.abstractO objetivo desse trabalho foi o de levantar, a partir de aportes teóricos da área, as contribuições do desenho para o desenvolvimento infantil. Analisar a prática pedagógica de professores com a utilização do desenho na Educação Infantil em duas escolas municipais e, a partir desse contato, traçar paralelos e investigar como são aplicados o desenho em sala de aula, como também verificar como as coordenadoras pedagógicas orientam o grupo de professores de sua escola e como consideram a importância do mesmo. O conhecimento sobre a arte infantil precisa ser respeitada, pois por meio do desenho a criança expressa o conhecimento de si mesma e a sua relação com o mundo. O referente estudo também apresenta as características e etapas de desenvolvimento do desenho infantil, de acordo com as concepções dos estudiosos mais conhecidos, como Lowenfeld, Luquet, Piaget, Marthe Berson e Kellogg, que permitem esclarecer de que maneira acontece a evolução dos desenhos de acordo com a faixa etária de cada criança, facilitando assim, a construção do portifólio, ferramenta avaliativa utilizada na Educação Infantil. O desenho traz para a criança a ampliação do conhecimento de mundo que a ela possui e a manipulação e exploração de diversos materiais e objetos. E também proporciona para a criança a ampliação da sua capacidade criadora, desenvolvendo a imaginação, atuando de forma significativa para a organização de pensamentos e sentimentos, além de impactar positivamente sobre os aspectos emocionais, motores, intelectuais, físicos, perceptuais, sociais e estéticos.pt
dc.format.extent123 f.-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourceAleph-
dc.subjectEducação pre-escolarpt
dc.subjectDesenvolvimento do desenho infantilpt
dc.subjectArte-educaçãopt
dc.titleAs contribuições do desenho na educação infantilpt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.filegimenez_jc_tcc_rcla.pdf-
dc.identifier.aleph000607931-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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