Please use this identifier to cite or link to this item:
http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/119288
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Rossi, Célia Regina [UNESP] | - |
dc.contributor.author | Gomes, Katila Fernanda | - |
dc.date.accessioned | 2015-03-23T15:18:17Z | - |
dc.date.accessioned | 2016-10-25T20:39:21Z | - |
dc.date.available | 2015-03-23T15:18:17Z | - |
dc.date.available | 2016-10-25T20:39:21Z | - |
dc.date.issued | 2009 | - |
dc.identifier.citation | GOMES, Katila Fernanda. O lúdico na escola: atividades lúdicas no cotidiano das escolas do ensino fundamental I no município de Araras. 2009. 34 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2009. | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/119288 | - |
dc.identifier.uri | http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/119288 | - |
dc.description.abstract | Partindo de leituras e discussões sobre a importância das atividades lúdicas para crianças em idade escolar, esta pesquisa procurou identificar o lúdico dentro da escola, bem como a sua utilização como estratégia de ensino no Ensino Fundamental I. Buscou-se, primeiramente, levantar argumentação teórica que comprovasse a eficiência do lúdico no processo de ensino-aprendizagem, no desenvolvimento social, cognitivo e físico da criança. Coletou-se dados da realidade escolar em quatro escolas do município de Araras, interior de São Paulo, investigando a presença e a utilização de atividades lúdicas, na sala de aula. Colheu-se dados através de questionário fechado entregue aos professores para embasar, juntamente com o referencial teórico, as análises e discussões sobre a presença ou não do lúdico, na escola, e sua importância quando utilizado. Esta pesquisa possibilitou trazer à tona a discussão dos dados da realidade escolar, sob a luz do material teórico pesquisado, e verificou-se que o corpo docente entende e procura utilizar o lúdico em sala de aula, contudo falta material e também incentivo das escolas com relação a essa rica alternativa. Dessa forma, essa realidade permitiu refletir acerca da preparação dos professores, para desenvolver conteúdos e estratégias mais prazerosas; de modo a trazer o aluno a participar das relações de ensino-aprendizagem de forma crítica e criativa; bem como a participação ativa de coordenação e direção dentro da escola auxiliando o trabalho do professor. | pt |
dc.format.extent | 34 f. | - |
dc.language.iso | por | - |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.source | Aleph | - |
dc.subject | Ensino fundamental | pt |
dc.subject | Ensino de primeiro grau | pt |
dc.subject | Jogos | pt |
dc.subject | Educação | pt |
dc.subject | Brincar | pt |
dc.title | O lúdico na escola: atividades lúdicas no cotidiano das escolas do ensino fundamental I no município de Araras | pt |
dc.type | outro | - |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | - |
dc.identifier.file | gomes_kf_tcc_rcla.pdf | - |
dc.identifier.aleph | 000607660 | - |
Appears in Collections: | Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp |
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.